90% da população de Franca está vacinada contra febre amarela, segundo a Saúde

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 10:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vacina está sendo aplicada gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade

            O secretário municipal de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã dessa quinta-feira, 25, ocasião em que aproveitou para fazer um alerta e pedir a atenção da população com relação a Febre Amarela. Observou que embora a situação seja relativamente confortável no âmbito local e também da região, muito por conta do trabalho preventivo feito no ano passado e anteriores, estima que 90% da população esteja imunizada vitaliciamente, ou seja, recebeu a dose completa que tem duração pelo resto da vida da pessoa vacinada.

            Durante mais de 30 minutos, ao lado do médico epidemiologista Homero Antônio Rosa Júnior e da enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Aline Inácio Ferreira, o secretário fez um relato da situação na cidade, do atendimento rotineiro mantido em todas das UBS, com a oferta da vacina gratuitamente. Mas  pediu que não é preciso correria, somente em casos de viagens para zonas rurais ou regiões que estejam enfrentando surtos da doença as pessoas devem ser vacinadas.

            O alerta que fez está relacionado a outras arboviroses, especialmente a dengue. A situação também é tranquila na cidade, apesar da Vigilância Sanitária manter ações constantes de visitas aos domicílios em locais com suspeitas de criadouros. É necessário que cada morador esteja atento, vigilante as condições de seu quintal e mesmo sua casa, verificando sistematicamente se não existem calhas entupidas, vasos com água parada, reservatórios abertos e outros ambientes que possam atrair as larvas.

            Comparativamente ao ano passado foi mencionado que ao longo dos 12 meses somente de Febre Amarela o município imunizou 39.430 pessoas, por conta da forte exposição do assunto na mídia no começo do ano, sendo que apenas em janeiro daquele período foram vacinadas mais de 4,7 mil pessoas. Este ano, mesmo com a crescente procura nos últimos dias, praticamente triplicando o interesse, o número até o começo da semana era de 2.706 pessoas vacinadas.

A doença e sua transmissão

            A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas imediatos, mas depois de algum tempo surgem as primeiras manifestações como febre alta, febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

            A doença pode ser transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas. Mais informações em Franca podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, tel. 3711-9435. 


+ Saúde