compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Se você tem vontade de criar seu próprio negócio, é essencial saber quais problemas poderão acontecer no futuro.
Os bloqueios podem ir desde o treinamento dos colaboradores até a expansão da empresa. Nesse meio tempo, pode até vir a vontade de desistir.
Confira, a seguir, os desafios que você enfrentará após sua empresa já estar consolidada no mercado:
1 – Gerenciar a empresa em todas as áreas
Só capacitar os funcionários não é o suficiente: A liderança precisa estar presente para que a equipe se sente acolhida e motivada, sendo assim, a equipe não terá tempo para falta de rumos do negócio.
2 – Organizar os processos da empresa
Um desafio que está presente em todas as empresas é realmente arrumar a casa. É preciso desenvolver processos claros, para que os funcionários entendam e desenvolvam as atividades. Esse método de trabalho é conhecido como governança corporativa.
3 – Conseguir clientes novos após a consolidação do negócio
Além dos clientes fixos o empresário precisa buscar novos clientes. A questão é como conseguir? É preciso criar uma nova imagem do negócio, usar a influência digital, tornando a comunicação mais humanizada. O marketing digital, é o carro chefe para aumentar o fluxo do negócio.
4 – Levar preços mais baixos ao consumidor
Na maioria das vezes, a solução para melhorar as vendas é abaixar o preço dos produtos e serviços. No começo pode parecer uma tarefe difícil, mas com a volta do movimento o empresário vai perceber que foi a melhor escolha.
5 – Lidar com cortes durante a crise econômica
É complicado saber qual decisão tomar na hora de uma crise econômica. O ideal é reorganizar as finanças, colocar na balança o que é essencial para o negócio continuar caminhando. Se necessário, fazer cortes e desenvolver técnicas para que a empresa tenha um bom andamento mesmo com a diminuição dos funcionários.
6 – Sempre pensar em crescimento
É importante pensar na expansão do negócio independente do momento do país. Além de cortar custos, outro grande obstáculo durante a crise econômica é fazer a empresa manter bons indicadores de crescimento. Para superar a recessão, é preciso desenvolver uma boa estratégia de negócio.
Quer saber mais sobre empreendedorismo e sucesso?
Acesse >> www.fredabrahao.com.br
*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.