Perfil aponta consumo de sapatos masculinos tamanhos grandes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de outubro de 2017 às 17:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo foi feito por empresa que comercializa sapatos de algumas empresas francanas

A indústria calçadista foi responsável pelo faturamento de quase R$ 21 bilhões no ano passado, segundo levantamento realizado pela  Abicalçados (Associação Brasileira da Indústria de Calçados). 

Pensando em elevar esse patamar no mercado, o Sapato Grande, e-commerce recém lançado no Brasil que trabalha com calçados masculinos acima do tamanho 44, elaborou estudo com dados de consumo específicos deste tipo de demanda, e revela dados curiosos, por exemplo, modelos estilo Dockside são preferência entre os homens que moram no Rio de Janeiro e na Bahia. 

Em cada um dos Estados, o calçado é responsável por 50% do total das vendas da empresa.

A loja virtual Sapato Grande (www.sapatogrande.com.br), criada por dois irmãos sócios, tem foco no público masculino somente, com grande variedade de marcas e estilos, com calçados unicamente entre os tamanhos 44 e 48. 

Marcas como Converse, Havaianas, Free Way, Bull Terrier, Anatomic Gel, Scatamacchia, Ferricelli são comercializadas no Sapato Grande. 

“Percebemos que o cliente de sapatos tamanhos grandes gasta o dobro do tempo pesquisando produtos que o agrade  do que um clientes que usa numeração comum. Quando o cliente de numeração grande encontra uma variedade razoável, a taxa de conversão é o dobro”, explica Marcio Figueiredo.

Em todo o país

Apesar do foco exclusivo no público masculino, o estudo também aponta que 25% das compras feitas no site foram realizadas por mulheres, e o número se mantém até mesmo fora de datas comerciais.

O Estado campeão de vendas é São Paulo, responsável por 27% das vendas de todo o país. A maior demanda da região está concentrada em tênis casuais (28%), sapatos sociais (27%) e sapatênis (22%).

Na sequência, aparece o Rio De Janeiro (12%), Minas Gerais (10%) e Bahia (9%). No Estado mineiro, os tênis casuais são a preferência entre os homens da região, com 42% das vendas.

Faixa etária

A maior parte das vendas do e-commerce em todo o país é destinada a homens de 30 a 40 anos — representando 32% das vendas —, cuja preferência está  dividida entre calçados sociais (28%), tênis casuais (24%) e sapatênis (24%).

Na sequência, aparece o público de 20 a 30 anos, que tem maior procura por tênis casuais (25%) e sapatênis (25%).

Entre 40 e 50 anos (representam 18% dos consumidores), esse público opta por tênis casuais (33%), dockside (25%) e sapatênis (25%).

Já de 50 a 60 anos (4º maior público, com 16%) a venda está concentrada em Sapatênis (45%) e docksides (20%). Por fim, acima de 60 anos, a preferência é o dockside.

Apesar de serem os mais tradicionais, os sapatos sociais não estão entre os mais vendidos nas faixas etárias mais altas.

Sobre o Sapato Grande

Fundada pelos irmãos Marcio e Antonio Figueiredo, o e-commerce nasceu após a dupla pesquisar o mercado de sapatos acima do tamanho 44 e perceber diversas lacunas a serem preenchidas para o consumidor. 

“A principal queixa dos homens que calçam tamanhos maiores é a falta de variedade de modelos”, diz Marcio Figueiredo.

O Sapato Grande entrega em todo Brasil. Na grande São Paulo em até dois dias úteis e o cliente também tem a opção de comprar pelo site e retirar na loja física no centro de São Paulo. Os preços estão em competitividade com os principais concorrentes.

Acessórios e autoestima

Certos de que a necessidade por numeração acima do 44 mexe com a autoestima do consumidor, a Sapato Grande quer oferecer a melhor experiência de compra possível. 

“Desde o design do site até a variedade de modelos e toda a logística de entrega foram pensados para facilitar e melhorar o dia a dia de quem usa tamanho grande”, explica Marcio.

Pensando nessa comodidade, o site também oferece acessórios como meias e até preservativos tamanho grande.

Onde encontrar: www.sapatogrande.com.br

Entrega em todo Brasil – Loja física: Major Sertório 438, (Centro, São Paulo)  11 3258 0939

​(Publicado no jornaldiaadia)


+ Comércio