O Tribunal Superior Eleitoral intensificou campanhas para atrair a regularização do título de eleitor facultativo: resultado foi bom
No Brasil, o voto é obrigatório, exceto para adolescentes entre 16 e 18 anos de idade e também as pessoas com mais de 70.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no país há 156.454.011 pessoas aptas a votar. Em comparação com 2018, o número dos chamados votos facultativos cresceu de forma expressiva: há 24% mais idosos e 51% mais adolescentes compondo o eleitorado.
De acordo com notícia daJovem Pan, o advogado especialista em ciência política, Cássio Faeddo, destaca que o interesse política dessa parte da população tem crescido, mas ressalta também a mudança de perfil demográfico no Brasil.
“A quantidade de filhos diminuiu, principalmente com as classes médias, e a população com mais idade abre um pouquinho mais, estamos em um país com uma população um pouquinho mais velha, um país mais maduro, e é a tendência de amadurecimento pela pouca prole das pessoas hoje em dia”, diz.
Por outro lado, o TSE intensificou as campanhas com influenciadores e artistas para chamar a atenção do público jovem.