Vitamina B6 contribui para a redução de ansiedade e depressão, aponta estudo

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 22 de julho de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Suplementação de vitaminas e minerais deve ser orientada e supervisionada por um profissional médico ou nutricionista

O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

Cientistas da Universidade de Reading, do Reino Unido, mediram o impacto de altas doses de vitamina B6 em adultos jovens e identificaram que eles relataram sentir-se menos ansiosos e deprimidos depois de tomar os suplementos todos os dias por um mês.

estudo, publicado na revista científica Human Psychopharmacology: Clinical and Experimental, apresenta evidências que apoiam o uso de suplementos com o objetivo de alterar os níveis de atividade no cérebro para prevenir ou tratar transtornos de humor. A notícia é da CNN Brasil.

Delicado equilíbrio

“O funcionamento do cérebro depende de um delicado equilíbrio entre os neurônios excitatórios que transportam informações e os inibitórios, que impedem a atividade descontrolada”, afirma o pesquisador David Field, principal autor, da Escola de Psicologia e Ciências da Linguagem Clínica da Universidade de Reading, em comunicado.

Segundo ele, “teorias recentes ligaram transtornos de humor e algumas outras condições neuropsiquiátricas com uma perturbação desse equilíbrio, muitas vezes na direção de níveis elevados de atividade cerebral”.

De acordo com o especialista, a vitamina B6 ajuda o corpo a produzir um mensageiro químico específico que inibe os impulsos no cérebro. “Nosso estudo relaciona esse efeito calmante com a redução da ansiedade entre os participantes”, afirma Field.

Embora estudos anteriores tenham apresentado evidências de que multivitaminas podem reduzir os níveis de estresse, poucos estudos apontam quais vitaminas específicas impulsionam esse efeito.


+ zero