Chuva de meteoros atinge o pico neste feriado de quinta-feira (21); saiba como ver

  • Nene Sanches
  • Publicado em 20 de abril de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Líridas é formada por pó e detritos que se desprendem do cometa Thatcher, que passa pela órbita da Terra uma vez a cada 415 anos

Via Láctea com o rastro de um meteoro em foto feita em Sedona (Arizona), dia 14 de abril de 2021 (Foto:  Cecilia Ray)

A chuva de meteoros Líridas, a primeira do ano, atingirá seu pico entre a noite de quinta-feira (21) e a madrugada de sexta-feira (22). Embora seja uma chuva de média intensidade, pode surpreender com uma taxa de 10 a 12 “estrelas cadentes” por hora, de acordo com as previsões, dependendo da sua localização e condições climáticas.

Sobre a chuva de meteoros Líridas

A Líridas é formada por pó e detritos que se desprendem do cometa Thatcher, que passa pela órbita da Terra uma vez a cada 415 anos. Quando nosso planeta atravessa o rastro desse cometa, os fragmentos deixados para trás acabam passando pela nossa atmosfera.

Quando caem na Terra, os detritos se queimam por causa do atrito e aparecem no céu na forma daquilo que chamamos de “estrelas cadentes”. Antes de terem uma oportunidade de atingir o solo, os meteoros são vaporizados e desaparecem no ar.

Como observar a chuva de meteoros Líridas

Como em todos os anos, a chuva dos Líridas começa timidamente no dia 14 e vai até o dia 30 de abril. Contudo, os dias mais interessantes para assistir ao espetáculo celeste são os chamados “picos”, ou seja, o momento em que a taxa de objetos chega ao máximo.

Os picos costumam durar apenas uma madrugada, mas no caso da Líridas vale a pena tentar observar também na noite seguinte. Para isso, basta procurar um local livre de poluição luminosa e de nebulosidade, como as áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Na impossibilidade de se locomover para longe da cidade, você também pode tentar a sorte em seu próprio quintal, desde que seja paciente e possa contar com algo confortável, como uma cadeira de praia.

Não será necessário utilizar instrumentos — na verdade, qualquer ampliação por meio de binóculos ou telescópios reduzirá drasticamente suas chances de encontrar um meteoro. Por outro lado, se deseja capturar algumas imagens, deixe seu equipamento preparado com antecedência.

Pouco acima do horizonte

Embora o pico comece à 1h00, o melhor horário para começar suas observações é a partir das 3h00, pois é quando o radiante — a constelação de Lira — estará um pouco mais acima do horizonte, aproximando-se dos 30°. Quanto mais alto no céu estiver o radiante, maiores serão as chances de observar os meteoros.

A previsão é de uma taxa horária zenital — ZHR, que indica o número de meteoros por hora em excelentes condições, caso o radiante esteja no zênite — de 12 meteoros.

Portanto, abaixo dos 30° na grade azimutal, podemos esperar por uma taxa abaixo de 10. Ainda assim, esperar por meteoros em uma noite tranquila de feriado é uma ótima experiência para entusiastas da astronomia.

Um aliado da observação será a estrela Vega, um dos objetos mais brilhantes do céu. Assim que ela estiver um pouco acima do horizonte, já existirá chance de ver algum meteoro. Ela surgirá em direção ao Nordeste e percorrerá rumo à direção Norte.


+ Astronomia