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Ferramenta hospedada no aplicativo do Magalu é batizada de Compra Junto. Depois que a venda atingir cota de interessados, ela é liberada
O Magazine Luiza lançou uma nova modalidade de vendas: o Compra Junto. A ferramenta, hospedada no aplicativo da companhia, é uma espécie de rede social, em que os clientes se juntam em grupos, compartilhando links de ofertas de seu interesse com sua rede de contatos.
O objetivo é atingir um determinado volume de compras e, assim, garantir os descontos agressivos, de até 55%, oferecidos pela empresa.
Todos os tipos de produto do Magalu estarão dentro das promoções. Hoje, a companhia oferece mais de 200 milhões de itens, levando em conta variações de cor, por exemplo.
Na China, o site PinDuoDuo ficou conhecido por adotar o mesmo formato. Hoje, ele tem 13% do e-commerce do gigante asiático. A média do desconto será de 30% no aplicativo do Magalu.
“Chamamos essa modalidade de negócio de social commerce, porque ela usa a lógica das redes sociais”, diz Vinícius Porto, diretor de experiência do cliente do Magalu.
Segundo Porto, os e-commerces tradicionais usam uma navegação orientada a buscas — isto é, o consumidor procura o que deseja comprar. No formato de rede social, o cliente navega entre as ofertas e é surpreendido por elas. “É quase um passatempo para o consumidor, uma caça às recompensas.”
As ofertas do Compra Junto são postadas com um tempo de duração e uma meta de interessados nos produtos. É preciso atingir o número mínimo de itens vendidos para alcançar o desconto proposto.
O sistema reserva o valor no cartão de crédito de cada cliente até o grupo ser formado. Os pagamentos só são finalizados quando o grupo é fechado com sucesso. Caso não atinja a meta de produtos vendidos, os valores são estornados.
Segundo notícia da revista Exame, os produtos serão entregues para todo o Brasil por meio da estrutura logística da companhia, e também podem ser retirados em uma das quase 1,5 mil lojas da rede física. No futuro, o sistema vai contar com geolocalização, o que ajudará a reduzir o tempo e o custo da entrega.