Enquanto mundo se preocupa com guerra, cidade faz faixa de pedestres para capivaras

  • Marcia Souza
  • Publicado em 18 de março de 2022 às 06:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Esta é mais uma daquelas criações brasileiras que, se contarmos a um gringo, ele vai achar que não passa de uma brincadeira

Esta é mais uma daquelas criações brasileiras que, se contarmos a um gringo, ele vai achar que é brincadeira

Enquanto todo o mundo se preocupa com a guerra entre Rússia e Ucrânia e seus possíveis efeitos sobre os demais países, os políticos brasileiros, mais uma vez, inovam.

A cidade de Juína, que fica a 757km da capital Cuiabá, em Mato Grosso, implantou nesta terça-feira (15) uma faixa exclusiva de pedestres para capivaras na região da Lagoa da Garça.

Os animais ganharam o espaço de travessia depois que moradores alertaram à Prefeitura sobre o perigo de atropelamentos na região.

A Secretaria de Infraestrutura, além de ter pintado as faixas de branco, também marcou patinhas amarelas pelo caminho, como é possível ver nas imagens.

A ilustração serve como uma atenção para que motoristas reduzam a velocidade no local. Placas também serão instaladas para emitir avisos de cuidado.

Um registro de vídeo conseguiu captar o momento em que, surpreendentemente, as capivaras atravessaram a rua Dom Aquino na faixa.

Importância da ação

De acordo com dados publicados em 2019 pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), vinculado à Universidade Federal de Lavras (MG), mais de 2 milhões de animais de médio e grande porte morrem atropelados em rodovias todo ano, sendo que a capivara ocupa o quinto lugar deste montante em número de atropelamento.

A maior vítima, com mais de 1 milhão de mortes por ano, é o cachorro-do-mato.
Se forem somados os animais pequenos e as vítimas fora de Unidades de Conservação, o número salta para 450 milhões de mortes todos os anos.

A estimativa foi feita através dos 529 animais mortos encontrados durante uma pesquisa de campo que percorreu 30 mil quilômetros pelo país.

Desse total, foram encontrados 434 foram mamíferos (82%), 62 aves, 32 répteis e um anfíbio. Depois do cachorro- do-mato, o animal mais encontrado foi o tamanduá-mirim (43), seguido por tatus (40), tamanduá-bandeira (23) e capivara (23). Então tá.


+ Animais