Contrabaixista Eduardo Machado ensina história da MPB com oficinas online gratuitas

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

‘O contrabaixo na MPB’ será lançado na sexta (18/02), em seu canal do YouTube, e vai abordar ritmos como chorinho e marchinhas de carnaval

O contrabaixista e professor de música, de renome nacional e internacional, Eduardo Machado, lança nesta sexta-feira (18/02), às 19 horas, em seu canal do YouTube (www.youtube.com/EduardoMachadoBass) o projeto “O contrabaixo na MPB”.

Trata-se de uma série gratuita com quatro oficinas artísticas, musicais e culturais, de contrabaixo e música popular brasileira para pessoas de todas as idades, estudantes e apreciadores de música.

Os encontros virtuais seguem até o dia 29 de abril, com um passeio pelos ritmos populares como o maxixe, chorinho, frevo, ciranda, quadrilha, marchinhas de carnaval, sambas e baião, e um show solo no encerramento.

Grandes mestres

“A ideia é valorizar a música brasileira e seus protagonistas, resgatar a história do contrabaixo apresentando ao público os grandes mestres deste instrumento e, ainda, os ritmos que estão sendo esquecidos pela nova geração”, ressalta Eduardo Machado, formado em MPB e Jazz pelo Conservatório de Tatuí.

Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade, Eduardo pretende difundir e despertar no público o interesse pelo instrumento, incentivar crianças, adolescentes e jovens a estudar música.

Com apoio do Bolsa Cultura da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) da Prefeitura Municipal de Franca, o projeto “O contrabaixo na MPB” pretende oferecer à população acesso livre e gratuito ao rico universo da música e da cultura brasileira, contribuindo para a formação de público.

As oficinas

O projeto “O contrabaixo na MPB”, de Eduardo Machado, acontece durante três meses (18 de fevereiro a 08 de abril) e contempla quatro oficinas gratuitas, sendo encerrado com um show solo de música instrumental no dia 29 de abril.

Os encontros virtuais são sempre às sextas-feiras, às 19 horas, com duração de 30 minutos, pelo canal do YouTube (www.youtube.com/EduardoMachadoBass).

Nesta sexta (18/02), a primeira oficina abordará a “História do contrabaixo brasileiro”, desde a década de 1930 até os dias atuais, citando os maiores contrabaixistas da história, suas influências e contribuições para a evolução dos ritmos como o maxixe, chorinho, frevo, ciranda, quadrilha, marchinhas de carnaval até os sambas e baião.

Serviço

Projeto ‘O contrabaixo na MPB’ – Eduardo Machado
Canal: www.youtube.com/EduardoMachadoBass
Datas: sempre às sextas-feiras, no mesmo horário, às 19 horas
18/02 – Oficina 1 – “História do contrabaixo brasileiro”
11/03 – Oficina 2 – “Técnicas do instrumento na música brasileira” – participação especial de Sizão Machado
25/03 – Oficina 3 – “Sambas e suas vertentes”
08/04 – Oficina 4 – “A riqueza e a diversidade da Música Nordestina”
29/04 – Show solo de música instrumental – Eduardo Machado


+ Artes