Santa Rita: imagem do novo Santuário de Cássia foi restaurada por artista francana

  • Nene Sanches
  • Publicado em 23 de janeiro de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Todo processo de restauração foi documentado em fotografias e relatório dos procedimentos para nortear futuras intervenções.

A cidade de Cássia-MG, a 62 quilômetros de Franca, está concluindo o novo Santuário dedicado à Santa Rita, com capacidade para cerca de cinco mil pessoas e uma grande estrutura para receber devotos do Brasil todo.

A centenária imagem de Santa Rita, que está em Cássia desde a primeira capela, e vai ser entronizada em um altar lateral do Santuário, por causa de sua tradição e história, foi restaurada pela cirurgiã dentista e artista plástica francana Ana Cláudia Gomes Querino, que tem inúmeros trabalhos espalhados pelo Brasil.

Paralelamente ao consultório odontológico, há 10 anos ela desenvolve estudos e pesquisas em Arte Sacra Barroca, realizando trabalhos em madeira e gesso, douramento e policromia com técnicas e materiais seculares.

História

Em setembro de 2021, o sacristão Douglas Ribeiro procurou a artista plástica, com grande conhecimento do barroco, e lhe pediu para realizar uma nova policromia na imagem centenária de Santa Rita, que pertence ao Santuário de Cássia, igreja que faz parte da Diocese de Guaxupé.

A imagem está na cidade mineira desde a primeira capela surgida no local e apresentava várias repinturas realizadas ao longo dos anos, que levaram a uma descaracterização de seu estilo.

Ana Cláudia recebeu a imagem do padre Júlio César Agripino, reitor do Santuário, que explicou a intenção de tê-la restaurada para a inauguração do novo Santuário, em maio de 2022. Uma grande festa está sendo preparada para a ocasião, com a imagem devendo ser levada para o Santuário em uma procissão.

Repinturas

Segundo Ana Cláudia, a imagem é esculpida em madeira e apresentava repinturas com materiais inadequados, áreas craqueladas, fraturas nos dedos, lacuna causada por cupim, fratura do resplendor de prata.

“Recebi do sacristão Douglas Ribeiro todas as informações sobre a história e importância da imagem para a comunidade, o que  ajudou bastante na elaboração do planejamento do restauro, acompanhando todo o processo”, diz a artista plástica.

Após a cuidadosa remoção das repinturas, ela teve a surpresa de encontrar resquícios da pintura original, que remonta ao século 19.

“Com a autorização de Padre Júlio, decidimos restaurar a aparência original da imagem para devolver todo esplendor da santa que conquistou a fé de inúmeras gerações de devotos”, diz Ana Cláudia.

Pequenos detalhes

A partir dos remanescentes da policromia foi possível identificar até pequenos detalhes do desenho original do hábito de Santa Rita. O douramento com folhas de ouro foi refeito e os resquícios encontrados foram preservados, a reintegração pictórica respeitou os tons originais da sua carnação e estofamento.

Foi confeccionada uma nova peanha em madeira para base da imagem pelo escultor Gilson  Firmino. O resplendor foi restaurado pelo ourives Jair Faleiros.

Todo processo de restauração foi documentado em fotografias e relatório dos procedimentos para nortear futuras intervenções.

Após quase 3 meses de trabalho, a imagem de Santa Rita foi devolvida para sua Casa, recebida com alegria por padre Júlio César e sacristão Douglas.

Celebração

No último dia 22 de dezembro, aconteceu uma emocionante celebração no Santuário de Cássia, conduzida por padre Júlio César Agripino e padre Leandro José de Melo, quando a imagem restaurada foi apresentada aos devotos e abençoada.

Após a missa, a imagem restaurada foi conduzida em procissão até as obras do novo Santuário por uma multidão de fiéis com velas e rosas vermelhas.

Está sendo programada uma nova procissão dentro das celebrações de inauguração do novo Santuário, quando a imagem será levada e entronizada. Este evento está previsto para o dia de Santa Rita, em 22 de maio.

O trabalho de Ana Cláudia pode ser visto na sua página no Instagram. Clique aqui: 


+ Artes