Seu nariz está escorrendo? Você tem mais é que comemorar. Saiba o porquê 

  • Marcia Souza
  • Publicado em 9 de julho de 2023 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O único inconveniente é o incômodo que ela gera, especialmente quando produzida em grande quantidade

diferença entre gripe, rinite e covid-19

O único inconveniente é o incômodo que ela gera, especialmente quando produzida em grande quantidade

Coriza é o nome dado à secreção produzida nas cavidades nasais e seios da face que normalmente escorre do nariz quando as fossas nasais estão inflamadas.

Por mais que seja incômoda, ela possui uma função importante de proteção, visto que é capaz de neutralizar e ajudar a expulsar os microrganismos e impurezas que invadem a cavidade nasal.

Funções e causas da coriza

“A coriza contém muitas enzimas e proteínas com poder bactericida que ajudam na defesa do nosso organismo, promovendo uma faxina nas cavidades nasais.

O único inconveniente é o incômodo que ela gera, especialmente quando produzida em grande quantidade, como nas crises alérgicas”, explica o otorrinolaringologista Fabiano Haddad Brandão.

A coriza pode ser causada por diferentes fatores, sendo sintoma de quadros infecciosos e alérgicos, principalmente. “A coriza normalmente aparece em quadros de rinite alérgica, gripes, resfriados e sinusites. Surgem também quando algum corpo estranho é introduzido nas fossas nasais (comum em crianças)”.

Tratamento da coriza

Já que a coriza pode ser efeito de uma série de processos (infecções, alergias), sua eliminação depende do tratamento adequado para cada causa.

Porém, métodos simples e sintomáticos como a limpeza nasal adequada com soro fisiológico e beber bastante líquido, ajudam bastante a diminuir o incômodo gerado pelo excesso de coriza.

Quando se está combatendo a congestão nasal, bem como o excesso de coriza, são recomendados medicamentos com propriedades vasoconstritoras, ou seja, que diminuem a tvasodilatação da mucosa nasal. Remédios que combatem infecções e alergias também são usados com o mesmo propósito.


+ Bem-estar