Carnaval barrado, incertezas para escolas e Expoagro; Franca terá novo lockdown?  

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 10 de janeiro de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com aumento no registro de casos confirmados e plantões médicos lotados, dúvida cresce entre os francanos

Alexandre Ferreira

Com aumento no registro de casos confirmados e plantões médicos lotados, dúvida cresce entre os francanos

Os indícios vistos nos últimos dias não são bons: com a disparada no número de casos confirmados de covid em Franca, medidas vêm sendo tomadas e acenam para um recente “fantasma”: a cidade pode novamente chegar a um lockdown?

Tal medida, que é um ato extremo dos governos e que ninguém quer utilizar, causa traumas em toda a sociedade, seja pela restrição de liberdade como pela dificuldade de se comprar alimentos, o estrago na economia, o desemprego, entre outros efeitos.

Alguns indicativos são preocupantes, como o possível cancelamento do Carnaval em espaços públicos, um eventual cancelamento da Expoagro, dúvidas na volta às aulas na rede pública e a suspensão de visitas na Santa Casa a partir desta segunda-feira.

Porém, a possibilidade de um lockdown ainda é remota. Isso porque, segundo o prefeito Alexandre Ferreira, a variante Ômicron, que já responde pela maioria dos casos no Estado de São Paulo, é mais contagiosa mas menos letal que as versões anteriores.

Com isso, apesar dos plantões médicos estarem lotados, tanto na rede pública como na particular, a ocupação de leitos ainda não está em níveis preocupantes.

Soma-se a isso que estamos em um ano político e a decisão de fechar tudo dificilmente partirá de esferas superiores, no caso, governo federal e Estado.

Alexandre, a não ser que seja inevitável, não deverá mandar fechar tudo novamente. O prefeito afirma que está monitorando dados, estatísticas e a evolução da pandemia.

É fato que a vacinação também será um importante aliado mas o momento, sim, é de dúvidas e de espera.


+ Política