Em Franca, cartinhas de crianças carentes para o Papai Noel têm pedidos de comida

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 20 de dezembro de 2021 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cartinha de criança carente de Franca, com pedido simples de carinho, abraço, danone e bolacha comoveu coordenadora de marketing da ACIF

Cartinha de criança carente de Franca, com pedido simples de carinho, abraço, danone e bolacha

 

Em Franca, os pedidos de presentes de Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social podem ser apadrinhados em duas campanhas ativas na cidade.

Segundo a Associação do Comércio e Indústria (ACIF), uma das promotoras da iniciativa solidária, ao invés de brinquedos, muitos pequenos têm desejado ganhar comida.

Entre mais de duas mil cartas recebidas, uma escrita por um menino de 8 anos chamou a atenção da coordenadora de marketing da ACIF, Letusa Sartori, durante a triagem. A criança pedia iogurte e bolachas.

“Solidariedade em um momento tão difícil que a gente vem passando, há tanto tempo por conta de pandemia, as pessoas com dificuldades. A gente vem para trazer um Natal um pouco mais feliz para essas famílias. (…) Imaginar que as pessoas têm vontade de comer coisas tão simples, como danone e bolacha, e essa criança não tem acesso a isso”, disse.

De acordo com Letusa, há ainda pedidos para ganhar roupas e brinquedos.

Pedidos por ração

Em uma árvore de Natal instalada no Franca Shoppping, estão penduradas cerca de 150 cartinhas com pedidos feitos por crianças carentes e também por uma ONG que cuida de animais.

De acordo com Erickson Scarapicchia, superintendente do centro de compras, a ideia de ampliar a iniciativa para esses animais é uma forma de “multiplicar esse espírito natalino”.

“Com o intuito de multiplicar esse espírito natalino, também trouxemos a oportunidade de você, além de trazer um presente para uma criança, trazer uma ajuda para algum pet.”

Responsável pela ONG Cão que Mia e por pendurar as cartinhas, Maria Luisa Pereira Rosa destaca que o pedido principal envolve doação de ração.

“Temos em torno de 200 animais, e ração não pode faltar. Mais ou menos, a gente gasta em torno de cinco a sete sacos de ração por dia no abrigo. Quando a gente ganha uma ajuda melhor na ração, a gente consegue abrigar mais animais, pagar veterinário, fazer cirurgia. Doem. Um quilo, meio quilo. O que puderem. A gente agradece de coração.”

Como participar

No Franca Shopping, os visitantes podem adotar um cartão e depois comprar e depositar os presentes na árvore, que está próxima à decoração de Natal da praça de eventos. A ação no local vai até o dia 23 de dezembro.

A distribuição das doações será realizada pelo próprio shopping para crianças do Berçário Dona Nina e animais cuidados pela ONG Cão que Mia.

Já quem optar por participar da campanha da ACIF pode ir até a sede da entidade, na Rua Monsenhor Rosa, 1940, no Centro, para adotar uma das cartinhas.

Aqueles que ainda quiserem entregar as cartinhas para poder receber as doações devem deixá-las em um dos seguintes pontos:

Sede da Acif: Rua Monsenhor Rosa, 1940, Centro. Funcionamento das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira;
Casa do Papai Noel: Rua Major Claudiano, 1907, Centro. Funcionamento das 13h às 22h (intervalo das 17h às 18h), de domingo a sexta-feira; aos sábados, das 9h às 18h (intervalo das 12h às 13h).

*Informações G1


+ Ação Social