10 minutos de corrida podem melhorar processamento cerebral e humor, diz estudo

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cientistas observaram que práticas moderadas em 26 participantes aumentaram a ativação do córtex pré-frontal bilateral do cérebro

Cientistas acreditam que o estudo possa ajudar a desenvolver uma gama mais ampla de tratamentos para a saúde mental

Sair para uma breve corrida de dez minutos pode fazer bem ao seu cérebro — e até à sua saúde mental.

Segundo um novo estudo, a prática aumenta o fluxo de sangue no córtex pré-frontal bilateral, melhorando o humor e as funções cognitivas. A notícia foi publicada na revista Galileu.

A descoberta, publicada no último dia 22 de novembro no jornal Scientific Reports, foi liderada por pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão.

Os especialistas acompanharam sessões de corrida de 26 participantes saudáveis, avaliando as alterações na atividade cerebral deles.

Stroop Color-Word Test

Os cientistas utilizaram o teste neuropsicológico Stroop Color-Word Test (SCWT) nos indivíduos.

Para avaliar isso, o teste trabalha com uma relação de cores. Por exemplo, enquanto cada voluntário corria, a palavra vermelho aparecia escrita em verde, mas a pessoa só podia nomear a cor que enxergava em vez de ler a palavra escrita.

Tal tarefa parece simples, mas pode haver confusão, já que o cérebro deve processar os dois conjuntos de informações e inibir o que parece estranho.

Efeito Stroop

Mesmo assim, após dez minutos de corrida de intensidade moderada, houve uma redução no tempo de interferência causada pelo “Efeito Stroop”.

Cientistas acreditam que o estudo possa ajudar a desenvolver uma gama mais ampla de tratamentos para a saúde mental.

E o achado pode ainda lançar luz sobre os possíveis benefícios da corrida no processo evolutivo dos seres humanos, dado que muitas características do córtex pré-frontal são restritas à espécie humana.


+ Comportamento