Espetáculo infantil conscientiza sobre o respeito à diversidade através do folclore

  • Nene Sanches
  • Publicado em 19 de novembro de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Teatro on-line “Os causos do Zé Barbado” narra os aprendizados de um pescador com as lendas da cultura popular brasileira

O conteúdo tem classificação livre e ficará disponível no canal da Cia. Camarim por um período de três meses.

Neste dia 22 de novembro, a produtora artística Cia. Camarim, atuante no interior paulista há 17 anos, estreia um projeto infantil de turnê teatral filmada.

O espetáculo de bonecos “Os causos do Zé Barbado”, que contou com uma versão presencial em período anterior à pandemia de covid-19, teve sua composição adaptada para seguir com as apresentações nas plataformas digitais.

Realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, via ProAC ICMS e com patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil, a obra será disponibilizada na íntegra e de forma gratuita no canal do Youtube da Cia Camarim.

A nova turnê, conforme explica Bruno Wan-Dick, líder da Cia. Camarim e diretor do projeto, “é resultado de uma ampla renovação de cenário, figurino e bonecos, mantendo a inspiração de uma estética artesanal, com todos os detalhes confeccionados a mão para uma linguagem lúdica”.

Lançamento

Durante a semana que antecede o lançamento da peça, o público poderá se familiarizar com episódios do enredo e de seus personagens, acompanhando trechos em vídeo que serão publicados nas redes sociais da produtora.

Os causos do Zé Barbado narram as aventuras de um pescador que supera situações de preconceito com a ajuda de seres lendários da cultura popular.

Após ter seu rosto queimado ao montar por engano a mula sem cabeça, em suas andanças buscando sustento na floresta, Zé Barbado passa a conviver com a discriminação dos moradores.

Classificação livre

Entristecido pelas ofensas, o pescador se refugia nas matas, onde faz amizade com figuras do folclore brasileiro. Na companhia de personagens tão singulares como a iara, o boitatá, o saci e a cuca, Zé Barbado descobre e compartilha estórias bem-humoradas nas vilas que encontra pelo caminho.

O conteúdo do espetáculo tem classificação livre e ficará disponível no canal da Cia. Camarim por um período inicial de três meses.

Uma coleção de livros com os relatos de Zé Barbado e seus amigos do folclore brasileiro também está em processo de produção para um lançamento próximo.

Ficha Técnica Espetáculo:

Os causos do Zé Barbado

Tema: Diversidade, preconceito e bullying

Gênero: Lendas e mitos, teatro de bonecos

Conteúdo: Folclore brasileiro

Classificação: Livre

Público-alvo do projeto: crianças de 5 a 12 anos

Texto e direção: Bruno Wan-Dick

Produção: Cia. Camarim

Produção cinematográfica: Síntese Filmes

Estúdio: TV UNESP ProAC ICMS

Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Economia Criativa

Patrocínio: Coca-Cola FEMSA Brasil

Youtube Cia. Camarim: https://www.youtube.com/ciacamarim

Facebook Cia. Camarim: https://www.facebook.com/ciacamarim

Instagram Cia. Camarim: @ciacamarim


+ Artes