Mosquinhas de banheiro: aprenda a eliminar o incômodo de uma vez por todas!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 17 de novembro de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com matéria orgânica acumulada, ambiente úmido e sujeira nos ralos, as moscas acabam se proliferando. Veja como eliminá-las de forma prática!

Mosquinhas que aparecem em banheiros se alimentam de matéria orgânica

 

As moscas são insetos que, ocasionalmente, aparecem nas casas. Elas são vistas nas lixeiras com material orgânico em decomposição, locais com sujeira acumulada, ambientes mais úmidos e até nos ralos.

Se os banheiros e as áreas de serviço não forem bem tratados e higienizados, os ralos desses locais podem ser bem atraentes para o mosquito.

Algumas pessoas acreditam que esse aparecimento das moscas está relacionado com a época do ano, mas João Pedro Lúcio, coordenador técnico da Maria Brasileira, rede de franquias de limpeza e cuidados residenciais e corporativos, explica que essa proliferação está relacionada com o acúmulo de matéria orgânica deixada nos azulejos, nos rejuntes e no ralo do boxe após o uso.

“Esses resíduos desenvolvem bactérias que servem de alimento para os insetos. Por isso, a limpeza e a higienização constantes são fundamentais para prevenir o aparecimento deles”, diz o especialista.

Dicas para eliminar as moscas do banheiro

1. Água sanitária e saponáceo cremoso: ambos são eficientes para eliminar as moscas de ralo. No caso da água sanitária, basta colocar um pouco no ralo e deixar agir. Depois, com ajuda de sabão e água, esfregue com uma escova de limpeza.

“Já o saponáceo pode ser um importante aliado na limpeza dos cômodos mais encardidos ou com muito acúmulo de sujeira, e pode ser usado em diversas superfícies, além de deixar um cheirinho de limpeza agradável”, afirma.

2. Aposte em ralos com sistema “abre e fecha” para impedir que as moscas saiam da tubulação para dentro de casa. Lembre-se de manter a tampa do vaso sanitário sempre abaixada.

Além disso, Flávia Ferrari, a autora do livro A dica do dia: soluções práticas para facilitar sua vida, indica usar bicarbonato de sódio (uma colher de sopa) nos ralos à noite.

“Pode ser misturado com uma essência para ficar com um cheirinho perfumado”, completa. Segundo ela, outro fator que ajuda na dispersão dos insetos é sempre que não estiver usando o banheiro, opte por deixar as janelas abertas para ter circulação de ar, evitando, assim, a umidade que, muitas vezes, atrai as moscas.

Alerta para as crianças e os pets

Durante o processo de limpeza envolvendo químicos, é importante tomar cuidado com as crianças e os pets.

“Sempre que for manipular produtos químicos, o ideal é deixá-los longe dos pets e das crianças. Eu sugiro que coloquem uma barreira para que eles não cheguem perto”, finaliza Ferrari.

*Informações Casa e Jardim


+ Casa e Decoração