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Número de cobranças por SMS deve crescer com a digitalização dos serviços financeiros, processo impulsionado pela pandemia do coronavírus
Pesquisa da Serasa Experian divulgada com exclusividade pelo portal 6 Minutos revela que 67,1% das pendências de regularização de crédito são solucionadas em até 60 dias quando a cobrança é realizada por SMS (mensagens de texto).
O estudo, que coletou dados ao longo dos sete primeiros meses do ano, também indicou eficiência de 63,7% dos alertas enviados por e-mail e de 54% daqueles feitos por carta.
No entanto, apenas 7,8% das cobranças foram efetuadas pelo meio mais eficiente neste período, enquanto 64% por carta, aquele que se mostrou menos eficaz.
O economista da entidade Luiz Rabi destaca que a maior parte da base de dados sobre inadimplentes é fornecida pelas organizações credoras.
Prazos de recuperação
Do contingente de recuperação de crédito, 63,8% são dívidas de 30 dias, 23,1% de 60 dias, 5% de 90 dias, 1,8% de um ano e 2,72% de mais de um ano.
Ou seja, quanto mais antiga a pendência financeira, menores as chances de quitá-la, devido ao elevado custo dos juros que incidem sobre os valores.
O número de cobranças por SMS deve crescer com o avanço da digitalização dos serviços financeiros, processo impulsionado pela pandemia do novo coronavírus. Desde setembro do ano passado, houve crescimento acentuado desta modalidade de cobrança, conforme aponta o estudo.
Em agosto de 2020, houve 665.687 envios por este canal. No mês seguinte, este número saltou para 1.096 milhão, e se manteve estável.