Franca sedia Rodada de Negócios Internacionais do setor calçadista pela ACIF

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 28 de outubro de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mais de 20 importadores do Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai virão a Franca para fazerem negócios com 30 fábricas locais de calçados

Rodada Internacional de Negócios contará com participantes de diversos países

 

Após ter sua realização adiada em razão da chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil, em 2020, a Rodada de Negócios Internacionais de Franca (FBR – Franca Business Round) ganha nova data para este ano.

Nos dias 10 e 11 de novembro, entre as 8 e 19 horas no Comfort Hotel, mais de 20 importadores oriundos do Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai virão a Franca para fazerem negócios com 30 fábricas locais de calçados.

O evento é uma iniciativa da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizada pela mesma, Prefeitura Municipal, InvestSP e Sebrae-SP.

“A Rodada de Negócios Internacionais surgiu como proposta do Departamento de Negócios Internacionais da ACIF e foi desenhada em um trabalho conjunto entre os realizadores”, conta o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.

“O objetivo desta 1ª edição é fomentar a exportação do calçado local e sua estrutura conta com o trabalho de grandes parceiros, que acreditam no potencial do nosso setor calçadista”, diz.

De acordo com o diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Franca, Fábio Moreira, o evento será um marco para a cidade. “A FBR vai ser um marco relacionado à prestação de serviços às empresas de Franca.

Inicialmente, será direcionada ao setor calçadistas e, quem sabe, atinja um novo setor em 2022”, disse.

Já o Sebrae acredita que o projeto deve resultar em geração de caixa em moeda estrangeira. “O setor calçadista deve se aproximar do mercado internacional já tirando pedidos e tendo uma receita em dólar, algo super importante. O Sebrae está com uma expectativa imensa sobre esse projeto”, disse o gerente regional Vinícius Nóbrega.

Para o vice-presidente executivo da InvestSP, Torquato Jardim, a FBR terá um importante papel na retomada econômica da região de Franca.

“InvestSP incentiva essa articulação entre entidades municipais e estaduais para firmar parcerias e oferecer às empresas oportunidades de levar seus produtos para o mercado internacional. Franca é um dos principais polos calçadistas do país, e a FBR terá um importante papel na retomada econômica das empresas da região”.

Suporte

Os participantes terão o apoio do DNI-ACIF antes, durante e após a Rodada, desde a preparação das empresas para o evento e tradução no decorrer das negociações até o acompanhamento pós-venda.

Uma equipe da área de operações financeiras internacionais do Banco do Brasil estará presente durante a FBR que contará, ainda, com o suporte para operações logísticas, despachante aduaneiro e trading parceiros.

Apoiam a ação o Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), Banco do Brasil, Euromonitor, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP), Ciesp/Franca (Centro das Indústrias do Estado de SP), UPS (United Parcel Service), Ceciex (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais, Importadoras e Exportadoras), Associação Comercial de São Paulo e Ibrei (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais).

 

*Imagem de arquivo do evento de lançamento da Rodada de Negócios Internacionais, em 2019 (crédito: Wilker Maia/ACIF)


+ Economia