Em Franca, CTA realiza semana de capacitação para os profissionais de saúde

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 22 de outubro de 2021 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além dos funcionários de Franca, estão participando do treinamento profissionais de saúde de Ipuã, Igarapava, Ituverava e Rifaina

CTA em Franca participa de capacitação prática para testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

 

A Secretaria de Saúde de Franca, através do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/ Aids), em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), iniciou com os profissionais de saúde, a semana de capacitação prática para Executores de Teste Rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Além dos funcionários de Franca, das UPAS Anita e Aeroporto 1, Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz” e Serviço de Assistência Especializada (SAE/INT/ Aids), também estão participando, os profissionais de saúde de Ipuã, Igarapava, Ituverava e Rifaina. Em média, são cerca de 25 pessoas se capacitando entre enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos.

O objetivo deste treinamento é formar profissionais aptos a realizarem testes rápidos nos usuários, que procuram os serviços de saúde, visando assim o diagnóstico precoce das doenças, com possibilidades de tratamento.

Dois treinamentos já foram realizados nos últimos dias 18 e 21, deste mês, o próximo será nesta sexta-feira, 22, com previsão de conclusão no dia 4 de novembro.

Campanha Fique Sabendo

Diante deste treinamento com os profissionais de saúde, será realizado no período de 8 a 12 de novembro, das 8 às 17h e no sábado, 13, das 8 às 13h, a Campanha “Fique Sabendo”, destinada a atender a população, com testes rápidos de HIV e Sífilis.

O usuário interessado em participar dos testes, deverá procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento para os exames de Hepatites B e C, onde será entregue o encaminhamento para laboratório. Será necessário comparecer, tendo em mãos, um documento de identidade com foto.

No protocolo de atendimento, será realizada uma entrevista e em seguida, a coleta através da punção digital. O paciente poderá aguardar pelo resultado, que estará disponível em 15 minutos.

O Centro de Testagem e Aconselhamento fica na rua General Osório, 1417, centro.


+ Saúde