Vacinados, 2,2 milhões de paulistas pretendem viajar para o exterior ainda este ano

  • Robson Leite
  • Publicado em 23 de outubro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Preocupação com a covid-19 continua, mas segundo a Fundação da SEADE, 13,5 milhões de moradores planejam roteiros ainda para este ano 

Mais de quatro milhões de paulistas pretendem viajar para cidades dentro do próprio estado

Pesquisa feita pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade — e as secretarias estaduais de Governo e de Turismo mostrou que a preocupação com as medidas de enfrentamento da covid-19 continua forte.

Todavia, o avanço da vacinação anima os paulistas: entre os últimos meses de 2021 e 2022, 55% dos moradores pretendem viajar.

O levantamento ouviu mais de quatro mil pessoas, de todas as regiões do estado. Os que planejam sair em 2021 somam 13,5 milhões – São Paulo tem 44,9 milhões de habitantes. São viagens para dentro do próprio estado (4,6 milhões), outros estados (6,8 milhões) e exterior (2,2 milhões).

A pesquisa, feita em agosto, revela ainda como a vacinação influencia no tipo de roteiro. Por mais segurança, em janeiro de 2021, 75% disseram que pretendiam viajar dentro do próprio estado, no que passou a ser chamado de “turismo de proximidade”: poucos dias, para distâncias de até 300 quilômetros.

Retomada

Agora são 34%, o que confirma a importância da vacinação em São Paulo para a retomada das viagens em todo o País – o estado é o principal “exportador” de turistas.

Lazer é o motivo principal para 72% dos que planejam viajar ainda em este ano, percentual que cai para 68% no ano que vem. O turismo de negócios deve ter recuperação mais forte em 2022.

A atenção com a covid continua. Nove de cada dez paulistas dizem que se preocupam com as medidas de enfrentamento nos destinos a serem visitados.

Outras tendências:  

01. A compra/reserva acontece mais perto da data da viagem;

02. A maioria das viagens será na companhia de familiares, independente do roteiro;

03. Para 45% dos que não vão viajar em 2021 e 2022 o motivo principal é a falta de condições financeiras;

Predominam os planos de viagem de até uma semana

A retomada começa a influenciar na geração de empregos.

Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens, desde maio o saldo de vagas formais do setor – média entre demissões e contratações – acumula resultados positivos, devendo fechar 2021 com 62 mil postos com carteira assinada criados.


+ Turismo