Prefeitura de Franca acusa ladrões de fios elétricos por semáforos desligados

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 14 de outubro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nas praças e áreas de lazer em que a Prefeitura tem realizado manutenções, substituindo as luminárias, os furtos também têm se repetido

Com o furto de fiação elétrica os semáforos ficam inoperantes e prejudicam o trânsito de várias regiões da cidade

As reclamações de motoristas e pedestres por semáforos inoperantes, como o registrado durante a semana passada e na manhã de segunda-feira desta semana, têm a ver com o furto de fios elétricos.

Em notícia divulgada na tarde de quarta-feira (13), a Prefeitura de Franca disse que a Secretaria de Segurança fez uma parceria com a Guarda Civil Municipal.

O objetivo é desenvolver um trabalho para identificar os meliantes que estão praticando furtos da fiação elétrica que garante o funcionamento dos semáforos.

O principal problema é a interrupção do funcionamento dos semáforos, deixando o trânsito à decisão do motorista.

Inúmeras situações de perigo já foram constatadas com os semáforos desligados.

De acordo com a Prefeitura de Franca, o problema não é localizado. Pelo contrário, acontece em diferentes pontos da cidade, tanto na Zona Norte como no centro e Zona Sul.

Visando coibir o furto da fiação elétrica, está sendo reforçado o patrulhamento dessas corporações nos locais que têm sido alvo dessas ocorrências com maior frequência.

O secretário de Segurança, Marcus Araújo, informou que alguns suspeitos de crimes recentes de furto de equipamentos e fiação passaram a ser monitorados.

Os mais recentes registros, alguns no último final de semana, foram identificados entre o Jardim Redentor e o Parque Vicente Leporace, envolvendo dispositivos nas avenidas Moacir Vieira Coelho e Abrahão Brickmann.

Praças e áreas de lazer

Nas praças e áreas de lazer em que a Prefeitura tem realizado manutenções periódicas, substituindo as luminárias, os furtos também têm se repetido.

Nos Jardins Bueno, Brasilândia, Consolação, entre outros, as equipes de elétrica da Secretaria de Infraestrutura se depararam com estragos causados nas caixas de concreto, construídas para fins de manutenção.

A partir do rompimento dessas estruturas, os infratores subtraem os cabos elétricos, que têm fácil comercialização.

Segundo a Prefeitura de Franca, no final de semana passada foram detectados furtos de fiação (comprometendo os semáforos), na avenida Dom Pedro I, entre o Jardim Planalto e bairro Nova Franca e também no Jardim Ângela Rosa, na avenida Eliza Verzola Gosuen.

Para denunciar ocorrências, a Prefeitura divulgou os telefones da Guarda Civil (153) e da Polícia Militar (190), sem necessidade de identificação.


+ Segurança