USP oferece curso gratuito de programação para alunos do ensino médio. Veja o prazo

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 8 de outubro de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O candidato deve ser um aluno do Ensino Médio, ter acesso a um computador, criar uma conta no Discord e se interessar por programação.

A Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo vagas no curso gratuito de programação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A princípio, os alunos do ensino médio podem se candidatar até o próximo domingo (10 de outubro).

O curso online faz parte do Projeto Codifique e trata de assuntos relacionados à lógica e resolução de problemas, e conceitos de lógica básica de programação, utilizando a linguagem JavaScript.

De acordo com os organizadores, o curso será 100% online e, por isso, a plataforma de comunicação será o Discord e eles pedem que os alunos criem uma conta para participar.

Para se candidatar, o estudante deve ser um aluno ativo do Ensino Médio, ter acesso a um computador, criar uma conta no Discord e se interessar por programação.

Nove semanas

Além disso, existem algumas regras que os alunos precisam cumprir ao longo do estudo, como:

a) – assistir às aulas semanais;

b) – entregar as tarefas

c) – entregar o projeto final;

d) – comparecer nas monitorias.

Conforme as informações da USP, as aulas acontecerão às quartas-feiras, de 14hrs a 15hrs10min. Serão nove semanas de conteúdo com transmissões ao vivo pelo YouTube que ficarão gravadas para consulta posterior.

Da mesma forma, os alunos poderão participar de monitorias semanais.

Elas terão duração de uma hora e ocorrerão por meio do servidor no Discord, onde os estudantes podem tirar suas dúvidas e receber ajuda nas tarefas junto à equipe de monitores do projeto (alunos de computação da própria USP).

Caso ainda tenha ficado dúvidas, a equipe do projeto preparou um documento com perguntas e respostas que podem te ajudar. Confira aqui.

Como se inscrever no curso gratuito da USP

Antes de mais nada, para se inscrever, você precisa acessar o site do formulário de inscrição do curso da USP e ler todas as informações sobre o processo.

Em seguida, preencha os campos com seus dados pessoais e de contato.


+ Educação