Núcleo de Segurança do Paciente faz evento educativo no Grupo Santa Casa de Franca

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 17 de setembro de 2021 às 17:30
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Único hospital de Franca e região a ter o sistema digital de “Checagem a Beira Leito” garantindo segurança na administração de medicamentos

O Grupo Santa Casa de Franca mobilizou os profissionais dos setores, organizando uma estrutura educativa

Nesta sexta-feira (17), em que é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente do Grupo Santa Casa de Franca mobilizou os profissionais dos setores.

Foi organizada uma estrutura educativa, com a qual os colaboradores dos hospitais do grupo interagem de forma didática com os jogos, dinâmicas e demais recursos, aprendendo sobre as metas de segurança do paciente.

Alinhada às diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e à Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, a instituição está investindo em ações e protocolos que promovam um cuidado seguro e de qualidade para a população.

O objetivo é melhorar a segurança na assistência, para diminuir riscos. Inclusive, um projeto expressivo que já foi implantado é o “Checagem a Beira Leito”.

Informatização

Trata-se de um sistema de tecnologia que conta com carrinhos informatizados que ficam com as equipes de enfermagem para realizarem o processo de administração de medicamentos totalmente monitorado em todas as etapas, garantindo que não haja erros e, consequentemente, mantendo a segurança dos pacientes.

Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, destaca: “Para o Grupo a prioridade é a segurança de nossos pacientes; por isso temos investido em tecnologias e treinamentos de nossas equipes técnica e assistencial, para que alcancemos os melhores resultados”.

Ele diz que a gestão da instituição é pioneira em algumas práticas, sendo uma delas o Lean Healthcare (gestão racional de recursos) e agora a implantação da “Checagem a Beira Leito”, com a qual o Grupo Santa Casa é o único da região a oferecer tal recurso para o público do SUS.

“Estamos recebendo visitas de equipes de vários hospitais da rede privada querendo conhecer nossa experiência de sucesso nesse campo para poder implantar para seus clientes. Assim, temos a certeza que estamos no caminho certo, fazendo o melhor para nossa população!”, finalizou o presidente.

O sistema de tecnologia conta com carrinhos informatizados que ficam com as equipes de enfermagem

A OMS estabelece seis metas internacionais de segurança do paciente para possibilitar um cuidado mais seguro, que é seguido à risca pelos hospitais do Grupo Santa Casa. São eles:

1) Identificar corretamente o paciente.

2) Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde.

3) Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos.

4) Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos.

5) Higienizar as mãos para evitar infecções.

6) Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

Protocolos de Segurança

Os riscos na assistência em saúde são, por sua vez, incidentes que ocorrem durante o atendimento ao cliente, como por exemplo: quedas, administração incorreta de medicamentos, erro na realização de um procedimento cirúrgico, troca do nome do cliente na realização de um exame laboratorial ou de imagem, entre outros.

O Grupo Santa Casa de Franca tem implantado os Protocolos de Segurança do Paciente para oferecer serviços mais seguros aos seus clientes.

O desafio da implantação é comprometer os profissionais da área da saúde com estes protocolos e primar pelo registro dos eventos adversos que possam ocorrer durante o atendimento ao paciente.

A experiência na instituição tem demonstrado que possuir um Programa de Educação Continuada implantado, com capacitações e disseminações contínuas sobre a relevância da aplicação destes protocolos para a qualidade da assistência, torna possível manter as equipes engajadas neste propósito.

Outro fator muito importante é mensurar, por meio de indicadores, os eventos ocorridos e desenvolver um sistema de gerenciamento dos mesmos.

Outros objetivos são envolver as partes interessadas e adotar estratégias eficazes e inovadoras para melhorar a segurança do paciente

Objetivos gerais

O projeto do Dia Mundial de Segurança do Paciente realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente tem como objetivo criar estratégias voltadas a aumentar a conscientização institucional sobre as questões de segurança do paciente.

Outros objetivos são envolver as partes interessadas e adotar estratégias eficazes e inovadoras para melhorar a segurança do paciente, adotar as melhores práticas no local de atendimento para prevenir riscos evitáveis e danos, buscando apoio e ajuda às ações para gerar o fortalecimento das barreiras de segurança institucional.

Ações como essa estão inseridas em um projeto da Diretoria Administrativa e equipes técnicas do Grupo Santa Casa de Franca para alcançar a meta de Hospital 100% digital. Hoje já está em 50%, com grande parte do parque tecnológico da instituição operando digitalmente (exames, procedimentos, prontuários de pacientes, entre outros).


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