Beber até 3 xícaras de café por dia reduziria o risco de doenças cardiovasculares

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 18 de setembro de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Embora mais estudos sejam necessários, os benefícios observados podem ser explicados por alterações positivas na estrutura e função cardíaca.

Pesquisadores buscaram a influência do café sobre a atividade cardiovascular das pessoas

De acordo com estudo (em inglês) apresentado na reunião anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, a ingestão diária de meia a três xícaras de café foi associada a um menor risco de morte por doenças cardíacas e AVC.

Os médicos examinaram o consumo de café em mais de 468 mil participantes do UK Biobank, que coleta informações genéticas sobre mais de meio milhão de britânicos.

Segundo o portal metroworldnews.com.br, a idade média dos participantes era de 55 anos para as mulheres e 56 anos para os homens.

Os pesquisadores estimaram a associação do consumo diário de café com resultados de incidentes ao longo de um acompanhamento médio de 11 anos usando modelos multivariáveis.

Análises ajustadas

As análises foram ajustadas para fatores que poderiam influenciar a relação, incluindo idade, sexo, peso, altura, tabagismo, atividade física, hipertensão, diabetes, nível de colesterol, nível socioeconômico e ingestão habitual de álcool, carne, chá, frutas e legumes.

Os resultados da pesquisa afirmam que “o consumo regular de café é seguro, uma vez que mesmo uma alta ingestão diária não foi associada a efeitos cardiovasculares adversos e nenhuma mortalidade após um acompanhamento de 10 a 15 anos”.

Embora o café esteja entre as bebidas mais consumidas no mundo, pouco se sabe sobre o impacto a longo prazo do consumo regular na saúde cardiovascular.

Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos.


+ Cotidiano