Prepare seu sistema cibernético para evitar ataque de hackers; aumento foi de 300%

  • Robson Leite
  • Publicado em 15 de setembro de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Por causa da LGPD e do início das multas, em agosto deste ano, as empresas estão investindo mais em tecnologia de segurança cibernética

Pesquisa da Kaspersky mostra que o Brasil é o país da América Latina em que as empresas sofreram mais ataques

O que as Lojas Renner e o laboratório Fleury têm em comum? As duas empresas foram vítimas de ataques hackers recentemente. Mas elas não são as únicas: segundo uma pesquisa da Agência EY, o número de ataques cibernéticos contra empresas cresceu 300% em todo mundo durante a pandemia.

O levantamento aponta que a maioria dos ataques são feitos por meio de phising (método que engana os usuários para conseguir dados ou invadir sistemas), malware (roubo e danificação de dispositivos) ou por ataques de negação de serviço.

Pesquisa da Kaspersky mostra que o Brasil é o país da América Latina em que as empresas sofreram o maior número de ataques (mais de 5 milhões).

Por que os números estão aumentando?

Especialistas ouvidos pelo 6 Minutos apontam que os principais motivos são falhas e desatualizações nos sistemas e falta de treinamento de funcionários.

A pandemia também tem sua parcela de culpa, já que muitas empresas foram forçadas a adotar o home office sem terem a segurança necessária para o acesso remoto.

“As empresas criaram servidores remotos por causa da pandemia e esta virou uma das principais portas de entrada de ransoware (quando há pedido de resgate pelos dados). Querendo resolver a questão do trabalho remoto, criam um problema de exposição dos sistemas”, afirma Rodrigo Jorge, diretor de segurança da informação da Neoway.

Investir em tecnologia é importante, mas não resolve completamente as fragilidades de segurança, já que muitos ataques começam por meio de um link ou arquivo malicioso que chega ao e-mail dos funcionários.

Como prevenir os ataques

A melhor forma é investimento em segurança e em treinamento para todos os profissionais da empresa.

Uma pesquisa da Deloitte diz que 33% das companhias não oferecem treinamento sobre segurança cibernética e proteção de dados aos seus funcionários.

Outras 47% das empresas fornecem a todos os funcionários, 14% apenas aos times de tecnologia, 4% apenas aos profissionais de riscos/governança e 2% aos executivos da companhia.

Não se, mas quando

Na Neoway, por exemplo, toda semana a equipe de TI envia simulações de phishing para conscientizar os funcionários. Se alguém clicar no link será avisado que caiu em uma pegadinha. Para Jorge, desta forma a pessoa pensará duas vezes e evita que cliquem quando for de fato uma fraude.

Os especialistas orientam que as empresas já trabalhem com um plano para o caso de serem invadidas. Dessa forma, tendem a conseguir resolver a situação de forma mais rápida.

“Hoje a discussão não pode ser mais se você vai ser infectado, mas quando isso vai acontecer. Estamos vendo uma avalanche de tentativas, de ameaças, então as empresas devem se antecipar para estarem preparadas”, afirma Denis Riviello, head de cibersegurança da Compugraf.


+ Tecnologia