Racionamento de água em Franca pode durar mais tempo do que o previsto pela Sabesp

  • Robson Leite
  • Publicado em 9 de setembro de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com mapas meteorológicos em mãos e com conhecimento de causa, agricultores preveem que as chuvas de setembro e outubro serão irregulares

Quase não se vê água correndo pelo leito do Rio Canoas, principal manancial que abastece Franca

Quando implantou o racionamento de água em Franca, com o estabelecimento de rodízios por bairros, no sistema de 72 horas com água com 24 horas de corte, a Sabesp colocou como previsão para terminar no dia 17 de setembro.

Todavia, com a extensão do período de seca e as nascentes todas comprometidas, o  racionamento de água em Franca pode demorar muito mais tempo.

Segundo agricultores acostumados com a situação climática, não bastará alguma chuva como a que está prevista para esta sexta-feira (10) ou sábado (11).

Com mapas de institutos meteorológicos em mãos e com conhecimento de causa, esses agricultores preveem que as chuvas de setembro e outubro serão irregulares.

E segundo eles, elas serão insuficientes para abastecer as nascentes, ainda mais no caso do Rio Canoas, que é o principal manancial a abastecer Franca.

Mas a Sabesp reconhece que a população está colaborando e isso é relevante no contexto da estiagem prolongada.

Além disso, Franca está reforçando o abastecimento das redes com as águas de dois poços artesianos de Restinga, que alcançam o aquífero guarani. E isso tem sido decisivo para não criar um casos ainda maior.


+ Meio Ambiente