Arroz queimado tem solução! Veja 4 dicas para te salvar desse problema!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 29 de agosto de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ninguém está livre de deixar a comida passar do ponto pelo menos uma vez na vida, nem mesmo o cozinheiro mais experiente

Arroz queimado tem solução!

 

Arroz queimado tem solução! Ninguém está livre de deixar a comida passar do ponto pelo menos uma vez na vida, nem mesmo o cozinheiro mais experiente.

Por isso, saber como salvar arroz queimado é um truque de ouro para os novatos na cozinha. Além de evitar o descarte desnecessário do alimento, há uma enorme economia de tempo e dinheiro nesse processo.

Então, preparamos para você uma lista de dicas de como tirar o gosto de queimado do arroz e aproveitar a refeição sem desperdício! Se você queimou o arroz, só acompanhar os tópicos abaixo para descobrir como resolver.

1. Como salvar arroz queimado com pão branco

O principal problema do arroz queimado não costuma ser a aparência mais torradinha do grão, mas sim o cheiro forte que fica impregnado no alimento e o leva a ser descartado.

O pão de forma ou o pão francês podem te ajudar a resolver esse problema!

Ainda com o arroz queimado na panela, coloque o pão por cima dos grãos ou afaste-os com o auxílio de uma colher para criar um pequeno espaço no meio do recipiente.

Nesse pequeno buraco, coloque os pedaços de pão. Em seguida, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo.

O pão branco vai absorver o cheiro e o gosto fortes do arroz, permitindo que o alimento seja aproveitado sem problemas. Por fim, é só separar o arroz da superfície, que provavelmente vai estar mais branco e soltinho, e servir!

2. Batata e cebola também absorvem o cheiro forte do arroz queimado na panela

Se você queimou o arroz, saiba que existem outras maneiras bem eficazes para salvá-lo! Assim como o pão, você também pode usar batata ou cebola para auxiliar no processo de como tirar cheiro de queimado do arroz.

Bem similar ao primeiro método com o pão, deve-se criar um espaço bem no meio da panela e incluir a batata ou a cebola fatiadas.

Tampe o recipiente e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Nesse tempo, o cheiro e o gosto fortes de queimados serão absorvidos pelos orgânicos e o arroz vai sair bem cheiroso e fresquinho para o consumo!

3. Limão e açúcar são ingredientes indicados se você queimou o arroz

Na hora de pesquisar o que fazer quando queima o arroz, o limão e o açúcar estão entre os alimentos mais indicados para se livrar do cheiro forte da comida.

O ideal é pingar algumas gotas do suco de limão diretamente na panela com arroz queimado e deixar cozinhar de 3 a 5 minutos em fogo baixo.

O mesmo se repete para o caso do açúcar. Distribua uma pequena quantidade do ingrediente, aproximadamente uma colher de chá, por cima do arroz queimado a fim de adocicá-lo e remover o gosto amargo.

4. Como salvar o arroz queimado colocando a panela em banho-maria

Fazer o processo de banho-maria também é um método muito eficaz de como salvar arroz queimado.

O contato da panela de arroz queimado ainda quente com uma boa porção de água gelada vai provocar a liberação de vapor de dentro para fora do utensílio.

Todo o vapor gerado vai ajudar a remover o cheiro forte e o gosto amargo do arroz queimado. Com isso, o aproveitamento do alimento é garantido!

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia