Taxas de homicídios e mortes violentas dolosas caem em SP, segundo dados oficiais

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 24 de julho de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dados do governo estadual apontam que a média em São Paulo está inferior à média nacional

Dados do governo estadual apontam que a média em São Paulo está inferior à média nacional

O governo paulista apontou para uma redução, no estado, da taxa de homicídios dolosos durante o ano de 2020.

De acordo com o estudo, o estado paulista teve o menor índice do país, terminando o ano de 2020 com 6,2 casos e 6,6 vítimas de morte intencional para cada grupo de 100 mil habitantes.

Em ambas as situações, as taxas são três vezes mais baixas que a média nacional, que ficou em 18,9 ocorrências e 19,9 vítimas para cada 100 mil habitantes.

A taxa de homicídios de mulheres no território paulista também foi a menor da federação. No ano passado, este índice foi de 1,8 para cada grupo de 100 mil habitantes – 2 vezes menor que a média do Brasil, que contabilizou 3,6 por 100 mil habitantes.

Feminicídios

Ainda de acordo com a publicação, a taxa de feminicídios em São Paulo foi a terceira mais baixa, juntamente com o estado do Amazonas – 0,8 por 100 mil habitantes. A média nacional, nesta última análise, ficou em 1,2.

Se verificado as mortes violentas intencionais do Brasil, o estado paulista apresentou a menor taxa no ano passado.

O índice, que soma as vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora, ficou em nove casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

O resultado é 2,6 menor que a média nacional, que registrou 23,6 ocorrências por 100 mil habitantes.

Operações ajudam

Os resultados são apontados como resultado de iniciativas como as operações contra o crime organizado, o tráfico de drogas e outros crimes, o que têm permitido bons resultados também no ano de 2021.

Outro dado interessante é que houve queda de 2,5% nos homicídios dolosos nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação com igual período de 2020.

Em igual análise, essas atividades possibilitaram, ainda, a prisão de mais de 74 mil criminosos, a retirada de 5.001 armas de fogo ilegais das ruas, sendo 44 fuzis, e a apreensão de 108,7 toneladas de drogas – um aumento de 47,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.


+ Segurança