Saúde e cuidados com idosos durante a pandemia são temas de live do Sesc nesta terça

  • Marcia Souza
  • Publicado em 22 de junho de 2021 às 06:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto “Cuidar-se” também ensina exercícios para qualquer pessoa fazer em casa

 

Projeto “Cuidar-se” também ensina exercícios para qualquer pessoa fazer em casa

Sabia que é possível fazer exercícios físicos com materiais que você tem em casa como vassoura, garrafa, cadeira e almofada?

Na pandemia, o Sesc Ribeirão Preto promove qualidade de vida com o projeto “Cuidar-se”, que ensina pessoas de todas as idades a se movimentar e manter hábitos mais saudáveis.

As aulas ao vivo são toda terça-feira, às 16h30, no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao).

E nesta semana de “Prevenção de Quedas em Idosos”, na sexta-feira (25/06), às 16h30, acontece o bate-papo virtual “Vamos cuidar para não cair?”, ao vivo, com educadores físicos.

Criado na pandemia, com a finalidade de fomentar a interação social – mantendo virtualmente o relacionamento e o afeto com os alunos idosos dos cursos esportivos, que ainda não podem retornar para as atividades presenciais na unidade -, o projeto “Cuidar-se” promove as aulas “Exercitando-se em Casa”, toda terça-feira, das 16h30 às 17h10, ao vivo.

Os educadores propõem exercícios fáceis para pessoas de qualquer idade realizar, utilizando materiais como cabos de vassoura, toalhas, almofadas, cadeiras, bolinhas de papel, entre outros.

Será um momento de conversa, com espaço para tirar dúvidas. Se por exemplo alguém alegar que está sentindo alguma dor ou dificuldade pra realizar o exercício, será feita uma adaptação para ela, no mesmo momento, em tempo real.

As atividades abordam temáticas relacionadas à saúde integral, com o objetivo da criação de novos hábitos e o compartilhamento de informações.

“O foco é cuidar de si, cuidar do outro, cuidar do ambiente e das relações sociais”, diz Tatiana Merino Vizu, educadora em atividades físico-esportivas do Sesc Ribeirão.

Os exercícios e as dicas dos profissionais são gratuitos, úteis para todas as idades e sem contraindicação.

“A prática de atividades físicas promove diversos benefícios: fortalece o sistema muscular, melhorando a disposição e permitindo realizar as tarefas diárias sem dores e muito cansaço. Por consequência garante mais autonomia aos praticantes, além de auxiliar a ter uma tranquila noite de sono”, diz Tatiana.

Até novembro, toda última sexta-feira de cada mês, às 16h30 (exceto julho), também acontecem bate-papos ao vivo com profissionais de esportes, saúde e nutrição, terapia ocupacional, educação física, falando sobre diversos assuntos que agregam novos hábitos e valores à vida dos praticantes.

Nesta semana de “Prevenção de Quedas em Idosos”, o encontro desta sexta (25/06) está focado em como evitar pequenos acidentes domésticos. Com o tema “Cuidar para não cair”, o educador físico Cassio Fiani e a educadora do Sesc Ribeirão Josilene Uzan vão falar sobre os cuidados básicos para prevenir quedas dentro de casa.

“Vamos responder todas as dúvidas dos participantes, abordar ainda a disposição dos móveis e objetos, além de orientar sobre os próprios movimentos no ambiente. Queremos proporcionar um olhar mais atento e cuidadoso nas ações do dia a dia e conscientizar a população na terceira idade a viver de maneira mais segura”, explica Tatiana.

SERVIÇO

‘Exercitando-se em Casa’
Aulas ao vivo para manter-se em movimento e melhorar sua mobilidade, força, flexibilidade, atenção, ritmo e coordenação, utilizando elementos do dia a dia como cabos de vassoura, toalha, cadeira, bolinha de papel, garrafas, entre outros.
Data: todas as terças-feiras / Horário: 16h30
Nesta semana (22/06) – “Campanha de Prevenção de Quedas em Idosos”
Dupla Tarefa – Quedas e Resistência de Força
Educadores: Josilene Uzan e Clécio
Material p/ aula: mochila ou sacola com carga e bolinha de papel
Link de acesso: YouTube.com/sescribeirao
Todo o conteúdo permanece gravado para ser acessado quando quiser.

Bate-papo ao vivo: ‘Cuidar para não cair’
Sobre quais as principais formas de evitar quedas e outros pequenos acidentes no ambiente doméstico, principalmente os idosos
Data: sexta-feira (25/06) / Horário: 16h30
Educador físico: Cassio Fiani
Mediação: Josilene Uzan, educadora do Sesc Ribeirão
Link de acesso: YouTube.com/sescribeirao


+ Saúde