Comer e beber junto pode engordar; saiba porque até a água vira inimiga da balança

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2023 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os líquidos ingeridos junto com as refeições tendem a dilatar o estômago e comprometer absorção de nutrientes

Os líquidos ingeridos junto com as refeições tendem a dilatar o estômago e comprometer absorção de nutrientes

Comer e beber junto pode, sim engordar. E isso não vale somente para sucos e refrigerantes, mas até a água pode ocasionar ganho de peso.

Apesar da água não ter calorias, consumi-la durante a refeição pode engordar, porque isso porque promove uma dilatação no estômago, o que acaba por interferir na sensação de saciedade.

Além disso, o consumo de água e de outros líquidos durante a refeição podem interferir na absorção de nutrientes, de forma que a refeição acaba por ser pouco nutritiva.

Assim, para não engordar e para garantir todos os nutrientes fornecidos pela refeição, é recomendado que se beba água pelo menos 30 minutos antes ou após a refeição.

O ato contínuo de comer e beber faz com que, ao longo do tempo, o estômago acabe ficando maior, havendo maior necessidade de comida para que haja sensação de saciedade, o que pode favorecer o ganho de peso.

Além disso, numa fase inicial, a água pode até dar maior sensação de saciedade, já que ocupa o espaço que seria de outro alimento.

No entanto, mesmo quando isso acontece, é normal que a pessoa sinta ainda mais fome na refeição seguinte, já que não ingeriu alimentos com os nutrientes necessários para o corpo, e, aí, fica muito mais difícil de controlar o que se come na vez seguinte.

Outros líquidos como suco, refrigerante ou bebida alcoólica, aumentam as calorias da refeição assim como a tendência à fermentação que pode gerar gases e provocar mais arrotos.

Por isso, é especialmente contraindicado beber enquanto come para quem sofre com refluxo ou dispepsia, que é uma dificuldade em digerir normalmente os alimentos.

Quando beber água

Apesar de não existir uma conta exata, até 30 minutos antes e 30 minutos depois da refeição é possível se ingerir líquidos sem que atrapalhe a digestão.

Porém, a hora da refeição não é momento para “matar a sede” e, por isso, criar o hábito de se hidratar durante o dia e fora das refeições é importante para diminuir a necessidade de beber durante as refeições.

Além do tempo antes ou depois da refeição, é importante ter atenção à quantidade de líquidos consumidos. Isso porque quantidades superiores a 200 mL pode interferir no processo de digestão dos nutrientes presentes na refeição.

Assim, a refeição acaba por não ser tão nutritiva uma vez que parte das vitaminas e minerais não conseguem ser absorvidos.

A melhor forma de tomar líquidos sem engordar é tomar, principalmente, água antes e depois das refeições.

Para acompanhar uma refeição é possível tomar água, suco de fruta, cerveja ou vinho, desde que não ultrapasse os 200 ml que equivale, em média, a tomar meio copo de água ou qualquer outro líquido.


+ Comportamento