Lançamento de “Crônicas Escolhidas” será realizado em cerimônia especial às 19h, na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Franca será palco nesta quarta-feira, 30, de uma justa homenagem ao historiador José Chiachiri Filho, falecido em outubro de 2015, aos 70 anos, vítima de infarto.
Na ocasião, será lançado o livro “Crônicas Escolhidas”, de José Chiachiri Filho.
Trata-se de uma iniciativa de sua viúva, Maria Ângela de Freitas Chiachiri, que escolheu alguns dos centenas de textos escritos por Chiachiri Filho ao longo de sua vida.
“São memórias que falam com alegria e sensibilidade dos amigos, das famílias francanas e de costumes que fazem parte da história da nossa querida Franca do Imperador”, diz Maria Ângela.
José Chiachiri Filho era um intelectual de vasto conhecimento e rara inteligência, mas a simplicidade de saber passar para o papel o humor, a ironia e as lembranças de fatos e pessoas que fizeram a história de Franca.
O pioneirismo do livro está no fato de ser escrito por um deficiente visual que descreve de maneira altamente sensorial os personagens, lugares e fatos de um tempo. É o retrato falado de uma cidade.
O lançamento da obra acontece nesta quarta-feira, 30, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Franca e a cerimônia é aberta ao público.
Quem foi Chiachiri Filho
José Chiachiri Filho nasceu em Franca, em 08 de Junho de 1945, filho de José Chiachiri, jornalista e historiador, fundador do Museu Histórico de Franca e de Carmelita de Andrade Chiachiri.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Franca, em 1968, licenciou-se também, no mesmo ano, em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Franca, hoje Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Franca.
Logo, defendeu sua tese de doutorado sobre o povoamento de Franca, obtendo o título de Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela mesma instituição.
José Chiachiri Filho foi professor titular de Metodologia da História e História Moderna da Instituição Universitária Moura Lacerda, em Ribeirão Preto e professor assistente doutor de Metodologia da História na UNESP, Campus de Franca, depois de lecionar História Geral no antigo Colégio Champagnat de Franca.
Na vida política, destacou-se por ser vice-prefeito da cidade de Franca, de 1977 a 1982, e secretário de governo e assessor de Informática e Projetos Especiais da Prefeitura Municipal de Franca, de 1989 a 1992, ambos os cargos exercidos nas duas gestões do prefeito Maurício Sandoval Ribeiro.
Foi Diretor do Arquivo Histórico Municipal “Capitão Hipólito Antônio Pinheiro”, de 1997 até 2004.
Apaixonado pelos estudos históricos da cidade e da região publicou artigos científicos sobre a História de Franca nos jornais do município.
Escreveu memórias e crônicas sobre o convívio com pessoas da cidade e a vida política do país, em coluna no Caderno literário “Nossas Letras”, do Jornal Comércio da Franca.
Membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo, ocupou também a cadeira 24 da Academia Francana de Letras.
Em sua vida acadêmica, Chiachiri publicou duas obras: “Do Sertão do Rio Pardo à Vila Franca do Imperador”, em 1986, fruto de sua pesquisa científica sobre o povoamento e a população do Nordeste Paulista e a participação dos mineiros na composição e crescimento dessa população e “Entrantes no Sertão do Rio Pardo” (em parceria com CERU/USP), sobre o povoamento da freguesia de Batatais – séculos XVIII e XIX, em 1992.
Casado com a Professora Maria Ângela de Freitas Chiachiri, teve três filhos, José Chiachiri Neto, Sara de Freitas Chiachiri e Jorge de Freitas Chiachiri.