7 técnicas de respiração para controlar a ansiedade no momento de estresse

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de fevereiro de 2020 às 19:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com o estresse e a pressão, é importante conhecer essas ferramentas para colocar a cabeça no lugar

Durante o ano, a carga de estudos ou de trabalho é intensa, a pressão pela conquista aumenta e o estresse pode acompanhar os estudantes ou profissionais na resolução das dúvidas.

A concorrência é grande nas mais diversas carreiras e os candidatos sabem que a dedicação precisa ser integral. 

Considerando tudo isso e mais um pouco, não é de se estranhar os altos índices de jovens diagnosticados com ansiedade nessa fase.

Entre um trabalho e outro, uma leitura e outra, o nervosismo pode bater, atrapalhar seus trabalhos ou estudos e desencadear uma bola de neve. 

Sua saúde emocional não pode ser deixada de lado nesse período, por isso separamos algumas técnicas de respiração para te ajudar quando a ansiedade bater. 

Mas vale ressaltar que, se as crises forem frequentes ou mais intensas, é extremamente importante que você procure ajuda profissional. 

Quadrada 

Nessa técnica, existem quatro etapas que devem ser realizar pelo mesmo período, revezando entre ações e pausas.

Inspire lentamente contando até três, por exemplo. Segure o ar por mais três segundos e expire com a mesma contagem. 

Depois, mantenha-se “sem ar” por mais três segundos. A duração das etapas pode aumentar, mas lembre-se de que elas devem se alterar por igual.

Expiração alongada 

Parecida com a técnica anterior, a ideia aqui é expirar usando o dobro do tempo que você levou para inspirar. 

Ou seja, se você inspirar por três segundos, deve expirar por seis. Ao fazer a respiração alongada não é necessário fazer as pausas antes e depois de cada etapa.

Alternando as narinas 

Esta é uma das técnicas mais conhecidas e ela é capaz de acalmar porque faz com que a pessoa se concentre na aplicação do método e, automaticamente, no momento presente, diminuindo a ansiedade.

A ideia aqui é respirar com uma narina de cada vez. Inspire profundamente por uma narina e expire pela outra com a ajuda do dedo indicador para pressioná-las. 

Para aumentar a sensação de alívio, alterne a ordem de qual narina irá inspirar e qual irá expirar. 

Contração do Diafragma

Quando pensamos em respiração automaticamente associamos aos pulmões. Mas não podemos nos esquecer da importância do diafragma no processo. 

Atentar-se ao músculo enquanto respiramos não traz benefícios apenas para o relaxamento, mas para diversos outros órgãos, favorecendo a circulação sanguínea.

Para começar, coloque uma mão no abdômen e outra no peito. Com os ombros eretos, respire profunda e lentamente, observando o movimento do seu corpo. 

O foco precisa estar no diafragma (abdômen) e não no peito. Expire pela boca e repita essa respiração de seis a dez vezes por minuto. 


+ Comportamento