6 exercícios para malhar os neurônios e retardar o envelhecimento do cérebro

  • Nene Sanches
  • Publicado em 2 de agosto de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os danos causados pela falta de exercício dos neurônios podem resultar em diagnósticos como Alzheimer, Parkinson e Demência

O avanço da idade, juntamente com o envelhecimento do cérebro, são fatores inevitáveis na vida de todo o ser humano, mas que devem ser observados rigorosamente.

Ao longo do tempo, os danos causados pela falta de exercício dos neurônios podem se tornar fatais e resultar em diagnósticos como Alzheimer, Parkinson e Demência.

Todavia, existem alguns exercícios desconhecidos por muitos, que podem retardar o envelhecimento do cérebro e estimular os neurônios.

De forma simples e divertida, as táticas servem para aprimorar as funções sem que haja uma interrupção bruta na rotina.

6 exercícios para malhar os neurônios, segundo o Portal 6.

1. Meditar

Apesar de ser uma prática antiga, a meditação é uma forma de ajudar a retardar o envelhecimento do cérebro. Além de reduzir a perda de memória e dar aquela agitada nos neurônios, a atividade não requer nenhum equipamento ou dinheiro.

Basta apenas procurar um local silencioso e confortável para concentrar a mente e, dessa forma, aliviar o subconsciente.

2. Praticar jogos de estratégia  

Jogos como xadrez, cartas e palavras cruzadas também são opções ideais para estimular o cérebro e evitar futuros problemas.

Além de ser uma atividade divertida, o exercício mental ajudará a manter a mente forte e em boas condições.

3. Aprender uma nova receita 

Aprender uma nova receita culinária é mais uma forma de driblar o envelhecimento e fortalecer os neurônios.

Por meio do aprendizado, é possível melhorar a concentração e, consequentemente, evitar desgastes como: raciocínio lento e desatenção.

4. Ler livros 

A leitura pode ser um método eficaz para manter a mente ativa e, assim, ficar longe das perdas de memória e  esquecimentos

É por meio dos livros que absorvemos novos conhecimentos, ampliamos o vocabulário e ainda nos prevenimos contra doenças degenerativas.

5. Praticar alguma atividade física 

Praticar alguma atividade física pode beneficiar não só o corpo, mas também a saúde mental.

Além de melhorar a capacidade muscular, os exercícios físicos servem para aumentar a produção de serotonina, hormônio da felicidade, no organismo.

6. Tocar algum instrumento musical 

Por último, mas não menos importante, aprender a tocar um instrumento musical é, sem dúvida, um dos exercícios para malhar os neurônios e retardar o envelhecimento do cérebro .

A tática é capaz até mesmo de melhorar o rendimento nos estudos e reduzir as chances de doenças como Alzheimer e esclerose.


+ Comportamento