5 maneiras de alcançar o sucesso, segundo o best-seller Ryan Holiday

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de dezembro de 2019 às 13:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ryan escreveu 10 outros best-sellers que venderam mais de dois milhões de cópias em 30 idiomas.

O autor do best-seller Stillness Is the Key em primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos publicada pelo New York Times , Ryan Holiday parece conhecer o caminho do sucesso como a palma da mão.

Além dessa conquista, ele escreveu 10 outros best-sellers (principalmente focados no conceito filosófico de estoicismo) que venderam mais de dois milhões de cópias em 30 idiomas.

Seus livros são amados por muitos indivíduos influentes, incluindo treinadores da NFL, atletas de nível mundial, personalidades da TV e líderes políticos.

Embora a relação entre atletas famosos e a filosofia possa não parecer intimamente ligada, segundo Holiday, a filosofia antiga ocupa um lugar de destaque na sociedade moderna.

“A filosofia antiga foi um grande desserviço para a maioria dos escritores. Eles a tratam como uma abstração e não como uma coisa para pessoas reais no mundo real”, diz ele.   

De fato, se as pessoas seguirem o conselho desses filósofos famosos, terão uma chance muito maior de viver uma vida mais feliz, mais realizada e bem-sucedida.

Aqui estão cinco dicas filosóficas que você pode usar em seu próprio caminho para o sucesso, ensinadas pelo próprio Holiday. Com essas ferramentas, você terá uma chance muito melhor de alcançar e manter o sucesso a longo prazo. 

Confira abaixo: 

1. Aproveite o processo.

Segundo Holiday, o caminho para o sucesso realmente reside no processo. 

“Meu objetivo não é escrever livros mais vendidos, vender uma certa quantidade de cópias ou atingir uma determinada lista de best-sellers”, diz ele. Em vez disso, seu objetivo é escrever sobre o que é apaixonado e gostar de fazê-lo. 

É um pouco contra-intuitivo: se você se concentrar no sucesso como seu principal objetivo (seja dinheiro, uma base de fãs ou uma posição de trabalho), isso realmente o impedirá de alcançar esse sucesso. 

Por outro lado, se você realmente ama cada processo mundano do que está fazendo, provavelmente terá uma vida bem-sucedida.  

Holiday também menciona que, se você ama o que está fazendo (mesmo que ninguém mais o faça), ficará satisfeito com sua qualidade de vida, independentemente de atingir esses indicadores tradicionais de sucesso. 

Ele explica: “Se a sua qualidade de vida depende de um ápice, você se decepciona. Mas se a sua felicidade são os relacionamentos e o processo, você está em sua melhor forma”. 

2. Reconheça confiança versus ego.

A confiança, observa Holiday, é conquistada – o ego é roubado. Pode parecer um pouco filosófico, mas Holiday explica que precisamos reconhecer sempre que tivermos certeza de que é baseado em fatos. 

“Por fora”, ele menciona, “frequentemente chamamos alguém que tem muita certeza de confiante. Mas isso é baseado em algo real?”

Se você deseja alcançar o verdadeiro sucesso, deve verificar consigo mesmo e garantir que sua confiança se baseie em fatos e não em tendências egoístas. 

Holiday diz que o ego acaba derrubando líderes mundiais, atletas, CEOs e similares – porque se não for baseado em fatos, certamente não durará para sempre. E quando o sucesso para de funcionar, pode se tornar catastrófico para algumas pessoas. 

3. Seja grato pelo indesejável.

“É fácil ser grato por seus amigos, sua família e sua localização”, diz Holiday. “Mas tento trabalhar ativamente a gratidão por coisas pelas quais naturalmente não sou grato”. 

Na prática, isso parece ver a beleza das coisas comuns e mundanas da vida que a maioria das pessoas pode ignorar. Depois de praticar essa gratidão, você estará preparado para celebrar pequenas vitórias e estará melhor equipado para alcançar o sucesso. 

Pode ser mais fácil para as pessoas refletir sobre o processo depois de alcançarem grande sucesso e sentir gratidão por todas as dificuldades ao longo do caminho. 

Afinal, a maioria das realizações na vida vem com barreiras e obstáculos ao longo do caminho. 

Mas é reconhecer esses obstáculos e sentir-se grato pelo indesejável no momento que abre o caminho para o sucesso. 

“Quando você cultiva a capacidade de ser grato pelo comum e até pelo indesejável, está fortalecendo os músculos”, observa Ryan. 

4. Seja único.​

Quando Holiday quis escrever um livro sobre estoicismo, ele foi o único entusiasmado com a idéia, sem falar na única pessoa que queria dedicar um título inteiro ao termo. 

Então, quando ele perseverou e correu o risco de seguir essa paixão, ele era o único no mercado quando o livro decolou. 

O que podemos aprender com o sucesso de Holiday é sempre nos esforçar para sermos únicos. Pode parecer óbvio, mas Holiday observa que muitas pessoas tentam copiar o que todo mundo está fazendo. 

“Você é uma pessoa totalmente única, com DNA único, experiências únicas e oportunidades únicas. Não deixe de lado sua vantagem fazendo o que as outras pessoas estão fazendo”, diz Holiday.

5. Não reaja aos problemas futuros.

No caminho para o sucesso, é provável que você atinja alguns obstáculos ao longo do caminho. 

Além de se sentir grato por esses obstáculos (conforme discutido no nº 3), Holiday também menciona que você não deve reagir emocionalmente a esses problemas. Reagir, ele diz, só causará ainda mais problemas. 

“A raiva não vai resolver o problema. Você precisa ser mais inteligente. Supere a reação imediata mais fácil e tenha uma abordagem mais estratégica, empática e criativa”, diz ele. 

Embora reagir emocionalmente com raiva ou frustração possa parecer natural no momento, é necessária uma quantidade significativa de força mental para abordar os problemas com uma mentalidade criativa e estratégica. 

Essa força valerá a pena no final, diz Holiday, pois você pode criar soluções que ajudem a tornar um certo projeto de paixão ainda melhor. Segundo Holiday, a solução empática de problemas é crucial para o sucesso. 

Ao refletir sobre suas metas para o próximo ano (2020 está chegando!), lembre-se das dicas de Holiday para alcançar o verdadeiro sucesso.

Com o conselho dele, seu sucesso será de todo o coração para você – e você não precisará da avaliação de ninguém para atingir seus objetivos. 


+ Literatura