3ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo, em Igarapava, teve uma prova de alto nível.

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 4 de novembro de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com índice técnico bastante exigido, prova foi abrilhantada pelo ciclista Victor Cesar de Paula, que fez excelente temporada no ciclismo europeu

Ciclistas da Sub-30 contornando uma das subidas mais difíceis da estrada (Foto: Adriano Ferreira)

Igarapava-SP foi a sede da terceira etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2021, realizada no feriado do dia 2 de novembro, em uma prova de estrada bastante técnica, com excelente asfalto e ótima estrutura da ETEC Agrícola, Antônio Junqueira da Veiga, que contou com os elogios de todos os participantes.

Após 4 anos sem ser realizada na cidade, Igarapava, que já foi sede da etapa de abertura do campeonato no ano de 2010 e sede das comemorações de aniversário da cidade no ano de 2017, voltou a receber mais uma competição em 2021 reunindo equipes de várias regiões do Estado de São Paulo de também do sudoeste mineiro.

A prova testou o preparo físico e a parte técnica dos atletas em todas as 9 categorias oficiais (divididas por idade, sexo e critério técnico), além da grande participação de ciclistas iniciantes da cidade.

Na categoria Elite, a principal, a vitória ficou com o uberlandense Fabricio Henrique Alves da Fonseca, que completou os 72 km de prova no tempo de 1h49m35s, seguido de Gabriel Montagner da Silva, de Araraquara, com o seu companheiro de equipe, Lucas Paulo Ribeiro.

Competição

Já na categoria Elite Feminino, a prova foi vencida pela araraquarense Mariana de Freitas Camargo, que chegou isolada na competição, completando os 36 km de prova estabelecidos para esta categoria, com o tempo de 1h15m26s, seguida também por sua companheira de equipe: Lusuelen Domingues dos Santos, em um acirrado Sprint com a ciclista Carolina Ferreira, de São Joaquim da Barra, terceira colocada na competição.

Na categoria Master-A (30 a 39 anos), a vitória ficou com o líder dessa categoria: Geraldo Cerniato Junior, com o tempo de 2h15m10s e 72 Km percorridos.

A segunda colocação ficou para William Câmara de Almeida, e a terceira colocação ficou para o ciclista da FEAC/ Franca-SP, Thiago Rafael Branquinho de Souza.

De todos os 15 atletas que largaram na categoria Master A nesta competição, somente 6 ciclistas completaram a prova.

Colocação

Já na categoria Master-B (40 a 49 anos), vitória de Marcio Paes da Silva, de Santa Barbara D’Oeste-SP, com o tempo de 2h15m54s seguido de Francislee Ribeiro Rosa, de Uberaba e de Gustavo Roncolato de Gouveia, de Araras-SP, na terceira colocação.

De todos os destaques do ciclismo brasileiro que se fizeram presentes em Igarapava, ninguém poderia ser o maior destaque desta competição como foi o igarapavense Vítor César de Paula.

Chegado recentemente da Europa após 2 anos de brilhante carreira nas principais provas ciclísticas do circuito europeu, o melhor ciclista brasileiro júnior da atualidade foi o que mais colecionou resultados no exterior em sua categoria, em 2020 e 2021, surpreendendo muitos ciclistas na Europa.

“Vitinho”, um dos “50 melhores ciclistas juniores do mundo”, fez questão de vestir o uniforme da equipe Tribos Bike, onde iniciou-se no ciclismo, para representar a equipe local e sua cidade natal, mostrando que “o bom filho a casa torna”.

Ciclistas de Franca

Vitinho ganhou isolado de todos os demais, fechando seus 36 km de prova com 59m51s. A segunda colocação ficou para Danilo José Morconi, Racing de Barretos, que completou a prova com 1h09m27s e a terceira colocação ficou para Thalys Eduardo Ferreira, da equipe FEAC/Franca-SP.

Nas categorias iniciantes da cidade de Igarapava (extraoficiais masculino e feminino, aberta para qualquer tipo de bicicleta), Luis Renato Jeronimo Filho foi o campeão na iniciantes masculino e Nayara Nunes Carrer foi a campeã na iniciantes feminino.

Na classificação geral por equipes, a equipe Nacional Bikes/Fundesport/Araraquara-SP foi a campeã geral da etapa, com 167 pontos, seguida pela equipe Feac/Franca-SP, com 98 pontos e a terceira colocada, a equipe SEME/ SF Racing/Santa Barbara D’Oeste-SP, com 79 pontos.

A próxima etapa da Copa São Paulo de Ciclismo acontecerá no dia 21 de novembro, na cidade de Gavião Peixoto-SP, em uma prova de circuito com 3.300 metros de extensão.


+ Ciclismo