Vai ficar ainda mais fácil: vem aí Pix Saque, Pix Troco e pagamento por aproximação

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 26 de junho de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trabalhando nas novidades, o Banco Central diz que as ferramentas devem ampliar a adesão do Pix pelo varejo, principalmente nos comércios menores

O Banco Central continua trabalhando para ampliar as novidades do Pix, que foi criado no final do ano passado.

As próximas implementações devem ser o Pix Saque e Pix Troco, o pagamento offline, por aproximação. O Banco Central fala até em pagamentos internacionais no longo prazo.

Em notícia publicada no site 6 Minutos, João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, diz que as novidades vão trazer ainda mais inclusão financeira no país.

“Muitas vezes, quem paga não tem acesso a internet, seja porque não tem rede ou porque é difícil ter um plano a acesso de dados mais generoso. As pessoas precisam conseguir pagar sem internet”, afirma Mello sobre o Pix offline.

O mesmo vale para o Pix Saque e Troco, que deve ser implementado no terceiro trimestre.

Segundo Mello, muitos locais não possuem agências bancárias ou um caixa, o que dificulta o acesso ao dinheiro físico.

“A modalidade vai ser uma prestação do serviço e voluntária pelos estabelecimentos, mas o BC espera uma enorme adesão. Este é um instrumento fantástico de inclusão financeira”, afirma.

Próximas novidades para o Pix

Em evento da Febraban, Mello contou que o Pix Saque e Troco, o offline e pagamento por aproximação são as próximas novidades que devem ser implementadas ainda neste ano.

3º trimestre

Pix Saque e Pix Troco: com a modalidade, os clientes vão conseguir sacar dinheiro no varejo.

O saque pode ser direto ou então como troco de alguma compra que faça dentro do estabelecimento. Os locais não são obrigados a oferecer a funcionalidade;

Agendamento do Pix cobrança e do Pix com chave: estas transações vão poder ser agendadas.

4º trimestre

Pix por aproximação: vai funcionar da mesma forma que os cartões por aproximação. A ideia é que o cliente consiga realizar um pagamento aproximando o celular.

Pix offline: vai permitir pagamentos sem internet e servirá tanto para os clientes como para os recebedores. Ambos podem estar sem acesso à rede ao mesmo tempo, por exemplo.

Mecanismo especial de devolução: já foi aprovado pelo BC e entra em operação no dia 16 de novembro, para possibilitar a devolução mais rápida de transferências através de Pix em caso de fraude ou falha operacional.

Pix garantido: segundo Mello, a funcionalidade vai permitir a realização de compras parceladas com o Pix. “No cartão, quando você parcela, o banco garante que os valores serão pagos. Vai ser a mesma coisa com o Pix”, afirma.

Débito automático: o cliente vai poder usar o Pix para fazer pagamentos recorrentes.


+ Finanças