21 atletas da APAE de Franca vão participar das Olimpíadas Estaduais das APAES

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 16 de julho de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atletas disputam medalhas no atletismo, tênis de mesa masculino e basquetebol. Disputa acontece em Caraguatatuba/SP

A delegação de Franca é composta por 21 atletas, sendo 13 homens e oito mulheres (Fotos: Marcos Limonti / Feapaes)

O esporte reunirá 880 atletas das APAEs de todo o Estado de São Paulo, em Caraguatatuba (SP), entre os dias 18 e 23 de julho.

São as Olimpíadas Especial das APAEs, promovida pela FEAPAES-SP (Federação das APAEs do Estado de São Paulo), que voltam a ser realizadas, após dois anos de pandemia.

A última edição, em 2019, foi disputada em Franca. E daqui, 21 atletas partirão rumo ao Litoral Norte de São Paulo para representar a APAE de Franca e região.

As XX Olimpíadas Especiais das APAEs do Estado de São Paulo contarão com participantes que representarão 75 APAEs.

Mais novo tem 15 anos

A delegação de Franca é composta por 21 atletas, sendo 13 homens e oito mulheres. O mais jovem representante francano tem 15 anos de idade e o mais velho, 35. Eles serão acompanhados por quatro técnicos.

Os atletas disputarão as provas de tênis de mesa masculino, basquetebol masculino e feminino, além de atletismo masculino e feminino. E como não poderia deixar de ser, a APAE da “capital do basquete” é a favorita ao título na modalidade, tanto no masculino como feminino.

“No atletismo, nossas grandes apostas são nas provas de velocidade, revezamento 4×100 e salto em distância”, acrescentou Coordenador de Artes e Esportes e educador físico da APAE Franca, Adauto Edson Ferreira, que é um dos quatro técnicos da delegação francana, ao lado de Alex Fabiano de Souza, Érica de Souza Penna Lima e Nayara de Oliveira Nascimento Gonçalves.

O técnico Alexandre de Oliveira Matos foi quem preparou as equipes de atletismo e basquete masculino para a competição.

Grandiosidade

A APAE Franca é a atual campeã no basquete masculino, vice-campeã no basquete feminino e campeã por equipe no atletismo masculino. “A maioria dos nossos atletas já participou desse evento e valoriza a grandiosidade das Olímpiadas, onde já obteve resultados excelentes”, ressaltou Ferreira.

Ele destaca que, além da qualidade de vida, o esporte proporciona socialização e integração entre as pessoas com deficiência. “É uma oportunidade de vivências que sempre serão lembradas por interferir de forma positiva na memória afetiva dos atletas”, afirmou o professor.

Ferreira também ressalta a importância das Olimpíadas das APAEs para a população em geral. “Proporciona que a sociedade conheça as grandes capacidades competitivas dos atletas com deficiência”.

A delegação da APAE Franca, que conta com apoio da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura), viaja para Caraguatatuba, onde ficará alojada na colônia de férias da Prefeitura da cidade, na segunda-feira, 18, às 4h30, e retorna no sábado, 23, às 23h.


+ Esportes