2 em cada 3 brasileiros que compram online têm medo de pagar com PIX, diz pesquisa

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 22 de novembro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Levantamento ouviu 8.6 mil pessoas e revelou que 81% não confia em transferências bancárias utilizando o WhatsApp; método preferido os boletos

Uma pesquisa sobre hábitos de compras on-line de brasileiros, realizada às vésperas da Black Friday, entre os dias 3 e de 16 novembro, revelou que 66% dos respondentes têm medo  de comprar com PIX.

O percentual é o equivalente a 2 em cada 3 brasileiros.

O levantamento ouviu 8.606 pessoas, usuários do aplicativo dfndr security, e as projeções utilizam como base o número de usuários do sistema Android no país, que seriam 131,1 milhões de pessoas.

A pesquisa revelou ainda que 55% dos entrevistados não possuem PIX cadastrado em seu CPF e 81% não confiam em fazer transferências bancárias utilizando o WhatsApp.

Veja a pesquisa na íntegra aqui.

Além disso, 80% das pessoas afirmaram não se sentirem seguras ao colocarem seus dados pessoais e bancários em sites de compras e o método de pagamento preferido são os boletos.

“Essa desconfiança é justificável. Somente neste ano, nós já alertamos para três grandes vazamentos que expuseram indevidamente os dados de mais de 223 milhões de pessoas”, diz o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni.

“Estamos falando de nomes, CPFs, endereços, entre outros. De posse de tantos dados, os cibercriminosos conseguem cada vez mais criar golpes customizados, dificultando a distinção entre o que é falso e real”, concluiu.

Sobre a PSafe

A PSafe é a unidade especializada em cibersegurança do grupo CyberLabs. Possui em sua base de dados mais de 17 bilhões de credenciais vazadas e ameaças distintas, utilizadas para proteção preditiva e proativa de dispositivos pessoais ou corporativos.


+ Economia