1,7 milhão de brasileiros estão na fila de espera por um benefício do INSS

  • Robson Leite
  • Publicado em 17 de julho de 2023 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Milhões de beneficiários aguardam a liberação ou análise de benefício solicitado ao INSS. Confira o que está sendo feito

Certamente, uma das maiores dificuldades encontradas pelo Governo Federal é em relação a fila do INSS.

O número de pessoas aguardando alguma resposta acerca de sua solicitação de benefício, revisão, perícia, dentre outros, já passa de 1,7 milhão de pessoas.

Isso representa um grande problema a ser resolvido, pois o benefício é um direito e muitas pessoas necessitam desse valor para a sua subsistência.

Mas, já existem algumas ações sendo feitas para a tentativa de diminuição dessa fila. Confira agora como está a situação.

É direito

Receber um benefício previdenciário é um direito de quem contribui com a Previdência Social e cumpre os requisitos. O mais esperado pelos trabalhadores, sem dúvidas, é a aposentadoria, pois ela é a possibilidade de aproveitar a vida e encerrar a fase de trabalho.

Contudo, muitas pessoas encontram dificuldades para receber a concessão. O motivo pode ser a demora na análise do pedido.

Atualmente, a demora é pelo grande número de pedidos na fila do INSS. O valor já passa de 1,7 milhão de segurados esperando para receber o seu benefício.

De acordo com a Previdência, 1.197.750 pessoas aguardam análise administrativa. No entanto, toda a documentação já foi enviada ao Instituto e está sendo analisada por um servidor.

Fila na perícia médica

Além disso, outras 596.699 pessoas estão aguardando perícia médica.

Uma das dificuldades é o baixo número de peritos médicos. Portanto, foi elaborada uma Medida Provisória que permitirá que os peritos recebam por hora extra trabalhada.

Hoje em dia, cada perito pode realizar até 12 perícias por dia. Mas com a MP, esse número poderia crescer.

Pode vir um novo concurso

A medida já passou pela análise do Ministério da Previdência Social, do Ministério da Gestão e do Ministério do Planejamento. Porém, falta tramitar na Casa Civil e ter a assinatura do presidente. Além disso, deve ser aberto novo concurso para peritos.

Segundo o jornal O Dia, a Previdência também implementou um projeto-piloto durante o mês de junho para reduzir o número de faltas. Afinal, de acordo com o Ministério da Previdência, uma em cada cinco


+ Aposentados