15 mil turistas estão passando por Rifaina durante este feriado da Consciência Negra

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 19 de novembro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de seus 4.100 habitantes, Rifaina está recebendo cerca de 15 mil turistas durante o feriado prolongado da Consciência Negra

As prainhas de Rifaina atraem turistas de cidades da região (Foto: Prefeitura de Rifaina)

Além de seus 4.100 habitantes, Rifaina está recebendo cerca de 15 mil turistas durante o feriado prolongado da Consciência Negra, que começou no sábado e se prolonga até segunda-feira (20).

Estes turistas ocupam as prainhas da represa de Jaguara e também os ranchos que oferecem locações durante todos os dias do feriado prolongado.

O cálculo de turistas é feito por autoridades do município e também por comerciantes que atendem os turistas em épocas como essa, de feriado prolongado ou durante períodos de férias.

Cidade preparada

Ao longo do tempo, a cidade se preparou para receber essa quantidade de turistas, tanto na questão de bares, restaurantes, como na estrutura de atendimento da prainha.

A Prefeitura Municipal também se planejou para esses períodos, com um serviço de atendimento aos turistas, bem como estruturou a assistência a quem chega a Rifaina, como postos de atendimento e sanitários públicos, dentre outros benefícios.

Balneário

O que era apenas um lago artificial, criado como apoio para a usina Hidrelétrica de Jaguara, tem se transformado em um verdadeiro balneário: 10 marinas e mais de 1.250 embarcações para atender os visitantes, incluindo lanchas e jet-skis, além de um calçadão e quiosques e o que há de melhor da gastronomia caipira, à base de peixes, como tilápia e traíra desossada, além de bolinho de feijoada, peixe na telha com queijo parmesão e medalhão de mandioca, entre outros.

É possível banhar-se em suas águas e nadar ao lado da fauna típica como como lambaris e dourados e alugar cadeiras e guarda-sóis bem de frente pra “praia”.

Rifaina já recebe 150 mil turistas a cada ano. A observação de aves, ou birdwatcher, é outra atividade que cresce no município. Há registros de mais de 330 espécies de aves, entre elas urubu rei, alma de gato, urutau, tico tico rei e até do tuiuiú, símbolo do Pantanal.

Segundo o portal Catraca Livre, há alguns pontos que valem a visita, como o mirante do bálsamo, que dá vista para todo o lago da Jaguara, com trilhas para bicicletas a partir de 36 Km que cortam os municípios de Rifaina e Pedregulho.


+ Cidades