Tem uma ideia de negócio? ‘Escola de Inovadores’ abre inscrições em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de março de 2020 às 00:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Selecionados participam de oficinas com atividades práticas para desenvolver suas ideias de negócio

Jean Dunkl, gestor da IMPERA, e Marcelo Squilante, agente de Inovação do Inova CPS na região de Franca (Foto: Divulgação)

Você tem uma ideia de produto, serviço, processo e tecnologia, mas não sabe como tirar do papel? O Programa “Escola de Inovadores”, promovido pela Inova CPS (Centro Paula Souza), está com inscrições abertas até o dia 27 de março. 

Em Franca, o curso gratuito é realizado pela ETEC Dr. Júlio Cardoso, com o apoio da IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca), e tem vagas para 25 projetos, com até 3 participantes cada. Podem se inscrever empreendedores de toda a região.

Segundo Marcelo Squilante, agente de Inovação do Inova CPS na região de Franca, o programa tem como objetivo viabilizar e desenvolver projetos por meio de novas perspectivas.

“É uma oportunidade para as pessoas transformarem as suas ideias em CNPJ e, realmente, mudarem de vida, se tornando empreendedoras e abrindo seu próprio negócio, com justiça social e liberdade financeira”, diz.

A “Escola de Inovadores” acontece no formato de curso de extensão, com 40 horas, distribuídas em 10 encontros presenciais, de 4 horas cada. 

Em um ambiente criativo, as oficinas são ministradas por professores, mentores e profissionais do mercado, com muitas atividades práticas e foco total em desenvolver as ideias.

A metodologia está fundamentada no “aprender fazendo”, ou seja, na modelagem do negócio onde o empreendedor recebe orientações práticas sobre as seguintes ferramentas e temas: canvas, clínica de negócios, pitch e balcão de mentorias, design thinking e prototipagem (produtos e serviços), atitudes empreendedoras, fontes de financiamento para startups e a importância das relações institucionais, legalização e proteção empresarial, visão de finanças e mercados, marketing, tecnologia aplicada aos negócios.

Em Franca, o programa tem o apoio da IMPERA, que vai oferecer toda a sua infraestrutura, desde o espaço até os mentores, workshops e palestras. 

“A Incubadora compartilha do mesmo objetivo da ‘Escola de Inovadores’, que é incentivar ideias, startups e fomentar o ecossistema empreendedor. Estamos de portas abertas para novos projetos com base tecnológica e sustentáveis que possam, futuramente, se tornar nossos incubados”, avalia Jean Dunkl, gestor da IMPERA.

O Programa “Escola de Inovadores” é promovido há cinco anos. No ano passado, cresceu 469% em relação a 2018. Nas 91 unidades de ETECs e FATECs, pertencentes ao Centro Paula Souza, foram 106 CNPJ criados, 42 projetos incubados e 74 projetos em eventos externos.
 
Processo seletivo
As inscrições para o Programa “Escola de Inovadores” vão até o dia 27 de março pelo site inova.cps.sp.gov.br. 

Podem se candidatar projetos ou ideias de produto, serviço, processo e tecnologia voltados para o empreendedorismo e inovação.

A avaliação das inscrições, de 30 de março a 03 de abril, será realizada por um Comitê composto por membros da unidade CPS, empresários e pelo Agente de Inovação. 

Serão considerados os seguintes critérios: conteúdo de inovação dos produtos ou serviços a serem ofertados, potencial mercadológico, potencial de geração de valor e viabilidade técnica/potencialidade de empreendedorismo.

Os projetos selecionados serão divulgados de 06 a 08 de abril, no site ou por e-mail. O programa começa no dia 13 de abril, com encerramento em 27 de junho.

SERVIÇO
Programa ‘Escola de Inovadores’
Data: inscrições até 27/03
Vagas: 25 projetos, com até 3 participantes cada, de qualquer cidade da região de Franca
Inscrições: gratuitas – inova.cps.sp.gov.br 


+ Economia