O Facebook serve pra vender produtos?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de agosto de 2016 às 17:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:55
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O bom uso do Facebook para alavancar marcas e vendas.

Essa coisa de vender por intermédio do Facebook não funciona. Será mesmo que as redes sociais não ajudam no negócio das empresas?

Uma pesquisa realizada pela Deloitte e apresentada pela revista Exame PME revela que entre 2013 e 2014 o Facebook foi responsável por gerar 8,4 bilhões de dólares em vendas aqui no Brasil. É isso mesmo, meu caro.

Nos Estados Unidos, por exemplo, onde há praticamente o dobro de usuários do que no Brasil, o número de vendas por intermédio do Facebook é de 6,6 bilhões de dólares.

É certo que as pessoas entram no Facebook para se relacionar com seus pares. Elas não entram para ver propaganda de produtos, empresas e marcas. E ainda assim, o Facebook é responsável pelos números apresentados acima.

Números do Facebook 2016

Vai ignorar isso?

– cerca de 1, 65 bilhão de pessoas ativas mensalmente (mundo)

– cerca de 1, 51 bilhão de pessoas ativas em dispositivos móveis mensalmente (mundo)

– cerca de 69 milhões de pessoas ativas diariamente em dispositivos móveis em março 2016 ( Brasil)

– 96 milhões de pessoas ativas em dispositivos móveis mensalmente em março 2016

O que fazer para alcançar e melhorar o engajamento das marcas e empresas no Facebook

Algumas dicas básicas.

Use e abuse do filtro

Saiba quem é o seu público. Do que ele gosta? O que ele curte? O faz ele interagir com a sua marca? Como saber detalhes da personalidade do seu cliente? PERGUNTE – faça uma pesquisa (use o e-mail marketing). Pare de rifar as postagens. Pare de ficar marcando as pessoas ou querer vender para todo mundo não é o caminho.

Melhore o seu conteúdo

Entregue uma postagem bacana, que agrade o seu público, que ofereça algo a mais do que simplesmente uma vitrine. Sua empresa é do segmento de calçados? Que tal postar seu produto com um editorial de moda em que as pessoas podem conferir um look que combine com o produto?

Dê atenção aos comentários

Não deixe de responder, mesmo as críticas que aparecerem nas suas redes sócias. Seja transparente. Procure entender o lado do cliente. Saiba OUVIR. Interaja! Coverse!

Mensurar as postagens

Tá na hora de eliminar postagens e ações de marketing que não deram certo e repetir o que deu certo. Invista em novas variações e ações até acertar o ponto. Internet tem muito disso #Beta.


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