WhatsApp: Você sabe o que realmente acontece quando bloqueia alguém? Descubra!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 26 de julho de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Bloquear alguém no WhatsApp impede que uma pessoa indesejada consiga interagir com você no aplicativo de mensagens

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como ‘dar block’ em alguém pelo WhatsApp ou se foi bloqueado por alguém

 

Bloquear alguém no WhatsApp impede que uma pessoa indesejada consiga interagir com você no app, disponível para Android e iPhone (iOS).

Para realizar o bloqueio, basta abrir a conversa com quem deseja encerrar contato, pressionar os três pontinhos no canto superior direito e tocar em “Bloquear” duas vezes.

Porém, apesar de o procedimento ser simples, é preciso estar atento a alguns detalhes que fazem parte desse sistema, como, por exemplo, às ligações – já que, ao dar block em alguém, o usuário ainda pode telefonar para você sem ser pelo aplicativo.

Veja uma lista com seis curiosidades sobre o que acontece quando você bloqueia alguém no WhatsApp.

Entre as dúvidas respondidas a seguir, estão: “quando bloqueia aparece o recado?”, “quando bloqueia recebe ligação normal?”, “quando bloqueia aparece o nome da pessoa?”, “quando bloqueia aparece a foto?”, etc.

1. Quando bloqueia aparece o Recado, a foto, o status e o visto por último?

Uma das maneiras mais fáceis de descobrir se alguém bloqueou você no WhatsApp é ficar atento ao Recado.

Isso porque, quando uma pessoa é bloqueada no mensageiro, a mensagem que estiver no seu Recado desaparece para ela – da mesma forma que acontece com a foto de perfil, status e visto por último, que também somem do app.

É possível ainda ocultar esses itens de alguém, sem precisar bloquear a pessoa. Para realizar esse ajuste, abra o WhatsApp e pressione os três pontinhos no canto superior direito. Toque em “Configurações” > “Conta” > “Privacidade”.

Nessa área, é possível desabilitar qualquer uma das informações desejadas para um contato específico ao selecionar “Meus contatos, exceto…” e, então, escolher com quem você não quer compartilhar aqueles elementos do seu perfil.

2. O que acontece com as mensagens?

As mensagens não serão recebidas nem depois que você desfizer o block. Isso porque, quando um contato é bloqueado no WhatsApp, ele fica impossibilitado de interagir com você – seja por chat, ligação ou vídeo.

A pessoa não é notificada pelo aplicativo de que você a bloqueou, mas qualquer mensagem encaminhada por ela não chegará ao seu mensageiro – e, para o remetente, aparecerá somente um check cinza ao lado do texto.

Mesmo que o contato seja desbloqueado posteriormente, o conteúdo que possa ter sido enviado durante o período de bloqueio não será recebido. Ele fica em um “limbo” que o impede de ser entregue.

Vale ressaltar também que, caso a pessoa seja desbloqueada, as conversas poderão ser retomadas normalmente, sem quaisquer limitações.

3. Quando bloqueia recebe mensagens em grupo?

Caso você bloqueie uma pessoa que participa de um mesmo grupo que você, ela ainda poderá ver as mensagens que você troca no chat em conjunto.

É permitido também que o contato te marque por meio do @ nas conversas, e vice-versa. Imagens, vídeos e áudios compartilhados no bate-papo também poderão ser vistos pela pessoa bloqueada.

Se você deseja impedir que essa comunicação aconteça, o ideal é sair do grupo ou solicitar ao administrador da conversa que remova a pessoa indesejada.

Para se retirar de um chat coletivo no WhatsApp, abra o bate-papo, toque nos três pontinhos e, então, pressione “Mais” > “Sair do grupo” > “Sair”.

4. Quando bloqueia aparece o nome da pessoa?

O seu nome, por outro lado, não “some” do app do contato bloqueado. O motivo disso é simples: a maneira como você aparece no WhatsApp das outras pessoas é relacionada à forma como elas salvaram seu número na agenda do celular.

Assim, caso alguém salve seu contato como “Y”, mesmo se o usuário em questão levar um block, você continuará aparecendo como “Y” no app.

Vale lembrar que a mesma lógica vale para você: após bloquear alguém, o nome desse alguém ainda aparecerá para você conforme a maneira como estiver salvo na sua agenda.

5. Bloquear alguém é o mesmo que remover contato?

Ao bloquear uma pessoa, ela perde o acesso às suas informações do WhatsApp e também não consegue mais interagir com você pelo app.

Já ao remover o contato, você apenas o apaga da sua agenda do celular, ou seja, exclui o número que foi adicionado.

Dessa forma, ele continuará vendo seus dados no mensageiro e poderá te contatar a qualquer momento normalmente.

Caso você tenha uma conversa ativa com a pessoa no aplicativo, ela ainda aparecerá na lista de bate-papos, mas o nome será trocado pelo número do celular, assim como quando uma pessoa não adicionada entra em contato com você.

Há possibilidade ainda de deletar as conversas realizadas e excluir por completo o perfil desejado do seu WhatsApp.

Mas vale lembrar que não será mais possível encontrá-lo no mensageiro, a menos que você o adicione novamente na agenda do telefone.

6. Quando bloqueia no app recebe ligação normal?

Dar block em uma pessoa no WhatsApp a impede de entrar em contato com você pelo aplicativo, mas não a restringe de te ligar pelo serviço de telefonia do celular ou te enviar um SMS. Para impossibilitar a interação por completo, é preciso bloquear o número da pessoa na agenda do celular.

No Android, é possível fazer isso ao acessar o app Telefone e pressionar os três pontinhos no canto superior direito. Em seguida, toque em “Configurações” > “Bloquear números” > “Contatos”. Selecione a pessoa desejada na lista e pressione “Ok”. No iPhone (iOS), abra o app Telefone, toque em “Favoritos, Recentes ou Voicemail”.

Em seguida, pressione o ícone de informações ao lado do número que deseja bloquear e toque em “Bloquear este chamador”.

*Informações TechTudo


+ Tecnologia