Você sofre com intestino preso? Saiba o que fazer para diminuir o terrível incômodo

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 18 de novembro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de ir pouco ao banheiro, quem sofre com a constipação intestinal sente dores, muito desconforto e um terrível incomodo

Nem todo mundo faz o “número 2” com regularidade. A constipação, ou intestino preso, é uma condição em que a pessoa não evacua de maneira saudável com frequência. E isso causa desconforto, gases e pode até afetar o humor.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas visitam o hospital devido à dor causada pela constipação grave todos os anos, de acordo com a American Gastroenterological Association. Mas mesmo casos menos graves podem causar irritação e devem ser tratados. Aqui está o que você deve saber sobre esses sintomas:

01. Frequência reduzida

As pessoas podem usar o banheiro em quantidades diversas. Pode ser uma vez por dia, algumas vezes por dia ou uma vez a cada dois dias. Mas os médicos começam a considerar como um quadro de prisão de ventre quando a pessoa não evacua pelo menos três vezes por semana, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK).

02. Esforço demais

O ideal é que a evacuação não exija esforço demais, nem cause dor. Se você precisa sempre se movimentar, balançando para frente e para trás, empurrando ou fazendo força para evacuar, há uma boa chance de estar com constipação.

03. Inchaço na barriga

Você conhece aquela sensação de quando seu estômago se sente distendido e cheio? Isso pode ser um sinal de constipação. A razão para isso é que, sem uma evacuação completa, há um acúmulo de ar no intestino.

04.  Sensação de que não saiu tudo

Se você faz cocô, mas ainda não se sente “leve”, isso também é sinal de constipação. Há uma boa chance de que ainda tenha restado algo na última parte do cólon, chamada cólon sigmoide, que está ligada ao reto.

É possível, para algumas pessoas com evacuações normais ou com diarreia, que a evacuação pareça incompleta, mesmo que não haja mais fezes para evacuar. Existe um termo especial para isso, chamado “tenesmo”, mas isso é menos comum e pode ter relação com algum problema de saúde.

05. Gases

Se você notar que está liberando gases com mais frequência do que o normal, isso pode estar relacionado à constipação. Também é comum que as pessoas com prisão de ventre tentem resolver o problema com uma ingestão maior de fibras. O problema é que, se o consumo de água não for suficiente, o excesso de fibras pode até agravar a formação de gases.

Como evitar o problema?

Para evitar a constipação, você deve:

a) – manter uma dieta saudável, rica em alimentos com fibras, como frutas, vegetais, legumes, feijões, sementes, aveia e outros grãos integrais

b) – ingerir bastante líquido ao longo do dia (e aumentar o consumo nos dias mais quentes) fazer atividades físicas regulares, que estimulam os movimentos peristálticos

Se você estiver há vários dias sem evacuar, consulte um profissional de saúde para obter orientações sobre uso de laxantes ou supositórios.

A médica Débora Poli, mestre em Gastroenterologia Clínica pela Universidade de São Paulo, disse ao portal Terra, que se a pessoa chegar a um ponto em que mesmo com muitos laxantes não consegue evacuar, por exemplo, pode ser necessário fazer lavagens intestinais no hospital.

“Mas é importante destacar que isso deve ser feito em hospital. Tem gente que usa ducha higiênica ou chuveirinho em casa, o que é totalmente desaconselhado”, comenta Débora.


+ Saúde