Você não vai acreditar nessas multas de trânsito peculiares que custam tão caro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de março de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) tem algumas multas fora do comum que podem pegar qualquer um de surpresa. Confira!

Andar pelas estradas do Brasil é uma verdadeira jornada cheia de surpresas, e não se trata apenas de saber para onde você está indo.

Existem diversas regras no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) às quais precisamos estar atentos. Claro, algumas são mais óbvias no dia a dia, como não exceder o limite de velocidade e ceder a passagem para quem precisa, mas o CTB também contempla algumas multas fora do comum que podem surpreender qualquer um.

Essas multas diferentes são importantes porque ajudam a manter todo mundo seguro e fazem o trânsito fluir melhor. Veja algumas delas:

01. Buzina com moderação

A buzina é muito útil, mas tem hora e lugar certo para usar. O CTB diz que fazer barulho à toa, especialmente de noite, é proibido. Essa é uma forma de garantir que o uso da buzina seja só para as necessidades mesmo, sem incomodar a paz alheia.

02. Cuidado com as poças

Dirigir na chuva já é complicado, e se você passar por cima de uma poça e molhar alguém, isso pode virar multa. Essa regra é um jeito de lembrar que precisamos ser mais cuidadosos e respeitosos, principalmente em dias de tempo ruim.

03. Estacionar direitinho é fundamental

Sabe aquela história de estacionar certinho na vaga? O CTB não está de brincadeira. Se você não estacionar na distância certa da calçada, pode levar multa. Isso ajuda a deixar as ruas organizadas e seguras para todos, seja pedestre ou motorista.

04. Cuidado ao arrancar

Sair cantando pneu não é só coisa de filme, é infração grave no CTB. Fazer barulho com os pneus ao arrancar pode levar a uma multa bem salgada, suspensão da carteira e até à retenção do veículo.

05. Óculos e aparelho auditivo são essenciais

Para quem precisa de óculos ou aparelho auditivo para dirigir, esquecer esses itens em casa pode custar caro. O CTB considera isso uma infração gravíssima, então é melhor não esquecer.

06. Dirigir é mais que seguir o fluxo

O CTB lembra que dirigir com segurança é saber lidar com cada situação, como diminuir a velocidade em curvas fechadas ou usar os equipamentos necessários, como óculos. É estar preparado e atento sempre.

07. Alarme só quando necessário

Alarme de carro é bom para a segurança, mas se ele tocar demais e incomodar o sossego, o CTB pode multar você. É importante usar o alarme de maneira equilibrada, sem exageros.

Segundo os portais Notícias.R7 e Capitalist, cada uma dessas regras um tanto estranhas mostra que dirigir com segurança envolve muito mais do que a gente imagina. É preciso prestar atenção em cada detalhe, não só para evitar multas, mas para fazer do trânsito um lugar melhor para todos.


+ Trânsito