compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O tutor filmou a conversa e compartilhou no Instagram: o post acumulou mais de 8,4 milhões de visualizações e muitos comentários
Em um dia de sol, Túlio e Vitória, dois cachorrinhos vira-latas que vivem com seu tutor Léo Duarte em uma chácara na cidade de Piracicaba, São Paulo, aproveitaram para se divertir no pátio de casa.
Aconteceu que Túlio se empolgou demais na brincadeira e acabou machucando a pata. Como Léo disse: “Sorte é que vocês têm um veterinário em casa.”
Com isso, Léo puxou todo o seu equipamento, colocou Túlio sobre a mesa e, com a ajuda de sua namorada, Ana Carolina Brandão, começou a tratar o machucado do pet.
Enquanto isso, Vitória, sentada na cadeira, observava atentamente o procedimento. Foi a oportunidade para Léo dizer: “Isso é para você aprender a não fazer arte.” Será que Vitória entendeu o recado? Olha, acho que sim!
Impressionada
Ela estava bem atenta a tudo o que seu dono fazia e dizia. Na verdade, parece que ela ficou impressionada com a cena do irmãozinho de pata pra cima, precisando de curativo. Sentida, Vitória começou a consolá-lo, acariciando-o com o focinho.
Vitória mostrou ser uma ótima irmã mais velha! Além de uma excelente ouvinte, parece ter aprendido a lição.
Depois da orientação do tutor, provavelmente ela pensará duas vezes antes de se aventurar como Túlio e acabar deitada de barriguinha para cima com a patinha enfaixada.
Os cães entendem o que seus donos falam?
Segundo as médicas veterinárias Krista Williams e Lynn Buzhardt, os cães possuem uma habilidade fascinante de interpretar nossa linguagem, combinando palavras, tom de voz e linguagem corporal.
Embora muitos donos percebam que seus cães respondem a comandos simples como “senta” ou “vamos passear”, a compreensão deles vai além disso.
Estudos mostram que eles processam o significado das palavras no lado esquerdo do cérebro e interpretam a entonação no lado direito, semelhante aos humanos.
Isso significa que o que dizemos e como dizemos são igualmente importantes para a comunicação eficaz. Essa incrível capacidade canina de entender nossas intenções e emoções reforça o vínculo entre humanos e cães, construído ao longo de gerações.
Eles não apenas respondem a comandos, mas também leem nossos gestos e expressões, mostrando que a comunicação vai além das palavras. Falar com nossos cães de maneira carinhosa não apenas fortalece a conexão, mas também evidencia o quanto eles são receptivos à nossa linguagem.
Repercussão
Léo filmou a conversa e compartilhou no seu perfil do Instagram no dia 29 de novembro. Segundo o portal Amo Meu Pet, a publicação acumulou mais de 8,4 milhões de visualizações e milhares de comentários. “Que lindo! Ele ficou quietinho. E a Vitória, uma dama”, comentou uma internauta.
Confira: