Deputado e senador podem comprar a briga de sapateiros francanos; saiba o porquê

  • Marcia Souza
  • Publicado em 24 de novembro de 2023 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Daniel Bassi aciona Astronauta Marcos Pontes e Arnaldo Jardim em defesa da indústria calçadista

O vereador Daniel Bassi agiu rápido e nesta sexta-feira, um dia após o veto do presidente Lula ao fim da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, inclusive o calçadista, pediu ajuda ao Congresso Nacional no sentido de derrubar o veto.

Bassi oficiou o deputado federal Arnaldo Jardim e o senador Astronauta Marcos Pontes para que os mesmos mobilizem seus pares, na Câmara e no Senado, respectivamente, para que o veto seja derrubado na íntegra.

Estimativas de associações calçadistas apontam para uma possível perde de empregos no setor, que pode chegar ao fechamento de 30 mil vagas de trabalho.

“Quando vi a decisão do presidente Lula, orientado pelo ministro Fernando Haddad, acionei prontamente o deputado Arnaldo e o senador Marcos Pontes, pois são pessoas influentes no Congresso Nacional e que podem defender essa causa do veto, em prol do emprego”, disse o vereador Bassi.

Resposta imediata

O deputado Arnaldo Jardim se comprometeu a abraçar a questão. Ele vai votar pela derrubada do veto e articular para que outros deputados se posicionem dessa forma.

“Tão logo eu fui informado pelo Daniel Bassi sobre essa questão, já me decidi na hora. Não vamos concordar com o fim da desoneração, que prejudicará tantos setores importantes da economia, como os calçados, couro, call center e de agronegócios, entre outros. Os empresários e trabalhadores de Franca podem contar com a gente”, disse o deputado.

O senador Marcos Pontes ainda não se posicionou oficialmente, mas ele é um defensor do desenvolvimento e do emprego. E tem vínculo com a cidade, onde teve 96 mil votos, quase 60% do total.

“Estive no gabinete do senador Astronauta Marcos Pontes e ele está estudando a apresentação de um projeto de lei pela criação de uma ZPE – Zona de Processamento de Exportações em Franca. Também é defensor dos setores produtivos. Franca conta com o senador e com o deputado Arnaldo em defesa da produção e dos empregos”, concluiu Bassi.

Moção de repúdio

O parlamentar francano também vai propor, na sessão desta terça-feira, uma moção de repúdio ao governo federal pelo veto à continuidade da desoneração. “Vou chamar todos os colegas vereadores a apoiar, pois é assunto relevante e de interesse de Franca”, concluiu Daniel Bassi.

A medida prejudica a quem?

A medida abrange os setores que mais empregam no país: calçados, call center, construção civil, comunicação, confecção e vestuário, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação, tecnologia de comunicação, projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.


+ Economia