Vereadores querem verificar a listagem completa dos vacinados contra covid

  • Marcia Souza
  • Publicado em 1 de maio de 2021 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Frente Parlamentar instalada na Câmara acompanha denúncias de “fura fila” no processo de vacinação em Franca

Frente Parlamentar instalada na Câmara acompanha denúncias de “fura fila” no processo de vacinação em Franca

Convidada a participar da sindicância da Prefeitura que apura supostos “fura-filas” da vacinação contra a covid-19, a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Câmara Municipal de Franca percebeu falhas no processo de imunização e deverá receber a lista nominal de todos os francanos que receberam as doses.

Uma reunião da sindicância realizada na quinta, 29, contou com a participação do vereador Gilson Pelizaro (PT), membro da frente que foi o escolhido para acompanhar as investigações do Poder Executivo.

Também estavam presentes servidores municipais e representantes do Observatório Social de Franca.

Durante o encontro, foram relatados alguns problemas no cadastro dos vacinados. Por exemplo, a administração municipal classificou profissionais da saúde com mais de 60 anos como idosos, porque ela usou o protocolo de imunização contra a influenza (gripe).

A auditoria também confirmou que cinco jovens de apenas 17 anos tomaram a vacina, o que não é recomendado pela bula do imunizante pois não foram realizados testes com esta faixa etária.

Há ainda casos de servidores da educação com menos de 47 anos que receberam a vacina, desrespeitando calendário do governo estadual, e até mesmo pessoas imunizadas que não sem nem idosas e nem profissionais da saúde ou educação.

Gilson compartilhou suas impressões sobre essa primeira reunião da sindicância:

“Tem algumas inconsistências na lista que precisamos checar. Com relação à xepa (sobra de doses em frascos abertos, que precisam ser aplicadas em poucas horas antes de perderem a eficácia), acho que houve um descuido muito grande e não foram observadas as normas técnicas para a sua aplicação” disse Pelizaro.

O vereador prosseguiu: “Isso pode ter ocasionado benefícios a pessoas que não tinham direito a ser imunizadas”.

Na próxima segunda-feira, 03 de maio, a frente parlamentar da Câmara irá se reunir novamente. Para Pelizaro, o Legislativo precisa tomar uma atitude mais séria com relação à lista de vacinação.

“Eu inclusive já fiz um ofício pedindo a listagem com os nomes completos para que a frente possa analisá-la, mantendo o devido sigilo”.

Pelizaro acrescentou que foi de suma importância para esse processo de transparência a aprovação de lei de sua autoria no mês passado.

A Lei nº 9.011, que foi promulgada pela Câmara no início deste mês, determina a publicação da relação de pessoas vacinadas contra COVID-19.

Veja aqui: https://sapl.franca.sp.leg.br/media/sapl/public/documentoacessorio/2021/489/lei_9011_-_lista_vacinados.pdf).


+ Política