Vereadores debatem ações de segurança e prevenção contra violência nas escolas

  • Marcia Souza
  • Publicado em 13 de abril de 2023 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nesta semana, menina foi flagrada com uma faca dentro da mochila no interior da escola

Nesta semana, menina foi flagrada com uma faca dentro da mochila no interior da escola

Na sessão desta terça-feira, 11 de abril, os vereadores comentaram sobre a necessidade de ações que ampliem a segurança nas unidades escolares e principalmente medidas de prevenção à violência nas escolas.

O tema repercute em todo país após casos trágicos em várias cidades e o debate surgiu após a leitura do Requerimento nº 171 de 2023 de autoria do vereador Claudinei da Rocha (MDB) questionando a Prefeitura sobre a existência de projeto para instalação de dispositivos nas entradas das escolas e creches municipais para evitar que pessoas acessem os prédios escolares com armas ou qualquer equipamento cortante que possa trazer risco a alunos e servidores.

Claudinei comentou ‘muitas mães estão nos procurando, os diretores de escolas e creches preocupados com a segurança das crianças. Esse requerimento é justamente questionando quais as ações serão feitas na rede municipal’.

Violência escolar

O vereador Ilton Ferreira (PL) disse ‘diariamente estão chegando comunicados às creches e as escolas sobre as providências que estão sendo tomadas. Vigilância total na entrada de crianças e famílias, isso já estava acontecendo e sempre aconteceu, mas agora fica de uma forma mais completa e com maior atenção’.

O vereador Della Motta lembrou a importância da discussão e se mostrou preocupado com a situação exemplificando o caso de uma ocorrência em São Paulo onde uma menina foi flagrada com uma faca dentro da mochila no interior da escola.

Ao ser questionada pelos militares informou que estaria participando de um desafio motivado pela troca de mensagens pelo Whatsapp.

Della Motta

O parlamentar lamentou o episódio ‘as redes sociais estão disseminando a questão do ódio e terrorismo’, defendeu ações de prevenção e a retomada da Ronda Escolar ‘no período da pandemia como não tinham atividades nas escolas, a Ronda Escolar encerrou o expediente e foi praticar ações de polícia ostensiva.

E prosseguiu: “No retorno está acontecendo tudo anormal, e já falei várias vezes que tem a defasagem do efetivo e não foi investido em segurança. Tanto é que querem contratar mais de mil policiais só que demora mais de um ano e os pais também devem ficar atentos”

Della Motta lembrou ainda as dificuldades enfrentadas pelos educadores e profissionais das escolas. E finalizou ‘é necessário uma força tarefa de todos os órgãos’

O vereador Gilson Pelizaro (PT) lembrou a lei de sua autoria que instituiu o Programa Interdisciplinar de Participação Comunitária para Prevenção de Combate a Violência nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de 2001.

O tema inclusive foi debatido na 9ª Sessão Ordinária e o Requerimento nº 161 de 2023 debatido nesta terça-feira cobrando informações sobre o cumprimento da Lei Municipal nº 5.536/2001, a qual instituiu o Programa de Prevenção e Combate à Violência nas Escolas.

‘O maior problema que percebo é a falta de envolvimento da população com a comunidade escolar, é fundamental a presença do pai, da mãe, no acompanhamento do filho e tem que ter profissionais capacitados para fazer esse trabalho. E na questão da segurança os crimes mudaram, não são mais como antigamente, a tecnologia está sendo envolvida na questão dos crimes’ ressaltou.

O vereador Luiz Amaral (Republicanos) disse sobre encontro que teve com o prefeito e e disse ‘estamos protocolando um requerimento para terça-feira que vem, justamente nesse momento tão difícil que as escolas, alunos e professores estão enfrentando, então, estou reforçando para que possamos buscar soluções o mais rápido possível’


+ zero