Veja quais são as 5 explicações pouco conhecidas para a queda de cabelo em mulheres

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 25 de setembro de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O cabelo é uma parte tão importante da identidade feminina que quando ele começa a cair… é pânico na certa.

A queda diária é normal, mas é importante observar quando se torna mais intensa – foto Freepik

 

O cabelo é uma parte tão importante da identidade feminina que quando ele começa a cair… é pânico na certa.

Por mais que a queda diária de fios seja absolutamente normal, é importante prestarmos atenção na quantidade e na frequência das quedas para identificar momentos problemáticos.

E, dentre os muitos motivos que podem gerar queda de cabelo, vamos falar hoje sobre 5 não tão óbvios. Continue lendo para entender!

O CICLO CAPILAR

Antes disso, porém, vamos partir do básico: entender como funciona o ciclo capilar e o que pode influenciar nesse processo.

Os cabelos são produzidos pelo folículo piloso e temos três fases de crescimento e de queda dos fios:

Fase anágena: dura de dois a seis anos e o cabelo fica literalmente preso ao couro cabeludo.

“É uma fase de intensa proliferação celular, em que o fio se desenvolve, e, geneticamente, cada pessoa é predisposta a um comprimento de fio”, explica a dermatologista Dra. Mariana Rita Fernandes.

“Tem pessoas em que o comprimento máximo chega nas costas, outras, o máximo de crescimento é até os ombros. E cerca de 80 a 90% dos fios estão nesta fase.”

Fase catágena: refere-se ao momento em que a reprodução celular para e o ciclo – que dura de duas a três semanas – se encerra.

Fase telógena: é o início do desprendimento dos fios.

“O fio não se desprende do couro cabeludo da noite para o dia, ele demora em torno de dois a três meses para sair do couro cabeludo, e conseguimos ver o bulbo na ponta, a partezinha branca”, diz a médica.

“Isso é normal no ciclo do cabelo, por isso, quando há um fator que faça o fio cair, como anestesia, cirurgia, vírus ou covid, não há uma queda imediata do fio, pois ele começa a se desprender e só depois cai.”

COMO IDENTIFICAR QUEDAS ALÉM DO NORMAL?

Parece uma pergunta boba – afinal, que mulher não percebe quando o cabelo está caindo muito? Mas a nossa percepção pode nos enganar, por isso, quanto mais informação você tiver sobre o assunto melhor.

“Sabemos que pode cair até 100 fios por dia. A paciente percebe [o aumento] durante o banho, a quantidade aumentada dos fios, às vezes eles saem em tufos e também é possível notar nos travesseiros”, explica a Dra. Mariana.

O primeiro passo, ao perceber uma queda anormal, é procurar um médico dermatologista para avaliação da causa da queda, porque as motivações podem ser inúmeras, e o tratamento é diferenciado para cada caso.

5 EXPLICAÇÕES POUCO CONHECIDAS PARA QUEDA DE CABELO

Com tudo isso em mente, vamos explorar, agora, algumas motivações pouco conhecidas para quedas capilares. Veja só:

1.Dermatite seborreica

Na dermatite seborreica ocorre uma inflamação do couro cabeludo. É uma condição mais comum em pessoas geneticamente predispostas ou que têm hábitos ruins, como dormir com o cabelo molhado.

“Para isso, iniciamos o tratamento dependendo do grau: em graus leves, shampoos anticaspa irão controlar a inflamação. Em casos mais severos, há a necessidade de aplicar medicamentos no couro cabeludo”, diz a dermatologista

2.Troca de método anticoncepcional

A troca do anticoncepcional também é uma causa comum de queda de cabelo. “Não acontece em todas as mulheres, mas em muitas delas, pois o cabelo está acostumado a níveis mais altos de estrogênio e progesterona, e a parada da pílula provoca a queda do nível hormonal”.

“Isso faz com que os fios que tinham sido estimulados e crescido, diminuam e caiam”, explica.

3.Estresse

O estresse libera o hormônio cortisol, que altera o metabolismo do fio. Com isso, há uma diminuição do metabolismo do folículo piloso, fazendo com que o cabelo caia em pessoas predispostas.

4.Síndrome de ovários policísticos

“Na síndrome de ovários policísticos há o aumento da produção de alguns hormônios masculinos, na mulher. Isso faz com que ocorra o afinamento do cabelo, principalmente em pessoas predispostas, sendo possível notar uma diminuição do volume capilar e, com o tempo, o couro cabeludo fica mais aparente”, continua.

5.Uso de hormônios masculinos (testosterona)

O uso de hormônios masculinos é outra causa de afinamento e queda dos cabelos. Algumas pessoas que usam anabolizantes ou derivados de testosterona acabam tendo um quadro de queda e também de acne.

*Informações Boa Forma